A atualização mensal do ranking de melhores clubes do mundo do IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) foi divulgada nessa quarta-feira (11/10). Seis brasileiros estão no top-30 da lista. Veja quem são.
Clubes mais poderosos do Brasil, Flamengo e Palmeiras são os latino-americanos mais bem colocados da classificação. Os dois estão no top-10 mundial: o rubro-negro é o sexto – caiu quatro posições em relação ao mês passado – e o alviverde é o oitavo – subiu um lugar em relação à última atualização.
Os dois gigantes brasileiros estão à frente de equipes poderosas do futebol internacional, como Bayern de Munique (14º), Juventus (18º), Arsenal (20º e Barcelona (23º).
Quem são os outros brasileiros no top-30?
Embalado pela chegada à final da sul-americana, o Fortaleza é o terceiro brasileiro mais bem colocado do ranking. O clube cearense subiu quatro lugares em relação ao mês passado e está em 13º, uma posição acima do poderoso Bayern.
Imediatamente abaixo do gigante alemão está o São Paulo. O tricolor está bem colocado graças ao bom trabalho de Dorival Júnior, que levou o clube ao título inédito da Copa do Brasil. Contudo, mesmo tendo levantado o importante troféu no meio-tempo entre a atualização de setembro e a de outubro, o time de Lucas Moura caiu duas posições no ranking – foi de 13º para 15º.
Em grande fase e classificado para a final da Libertadores, o Fluminense de Diniz é a equipe do top-30 que mais cresceu em relação à última atualização mensal. O clube tricolor subiu 14 posições – era o 35º, agora é o 21º melhor time do mundo, segundo o IFFHS.
Superado pela equipe de Diniz na semifinal da Libertadores, o Internacional vem logo abaixo do clube das Laranjeiras. O colorado ocupa o 22º lugar.
O clube que fecha o top-30 é o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra, contudo, caiu 10 posições em relação ao último ranking – foi de 20° para 30º. Essa queda pode ser explicada pela fase irregular do time, que culminou na demissão do técnico Bruno Lage.
O ranking da IFFHS
A lista elaborada pela federação considera resultados dos clubes nos últimos 12 meses, em competições nacionais e internacionais.
O IFFHS define pesos diferentes de acordo com o nível de competitividade de cada torneio. O Campeonato Brasileiro está entre as ligas nacionais que têm relevância maior para o ranking – tem peso 4, assim como as principais ligas europeias. Enquanto isso, a Libertadores está entre os torneios internacionais que garantes aos times a maior pontuação possível (14 pontos), junto com a Liga dos Campeões e a Supercopa da UEFA.
Veja o top-30 completo
- Manchester City (Inglaterra)
- Real Madrid (Espanha)
- Inter de Milão (Itália)
- Porto (Portugal)
- Al Ahly (Egito)
- Flamengo (Brasil)
- Manchester United (Inglaterra)
- Palmeiras (Brasil)
- Fiorentina (Itália)
- Napoli (Itália)
- RB Leipzig (Alemanha)
- PSV (Holanda)
- Fortaleza (Brasil)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- São Paulo (Brasil)
- Benfica (Portugal)
- Fenerbahçe (Turquia)
- Juventus (Itália)
- Roma (Itália)
- Arsenal (Inglaterra)
- Fluminense (Brasil)
- Internacional (Brasil)
- Barcelona (Espanha)
- Union Saint-Gilloise (Bélgica)
- Feyenoord (Holanda)
- Milan (Itália)
- West Ham (Inglaterra)
- Sevilla (Espanha)
- Sporting Lisboa (Portugal)
- Botafogo (Brasil)