Maior campeão da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro na final, marcada para esta quinta-feira (25/1), na Neo Química Arena, na capital paulista. Comandado pelo ídolo alvinegro Danilo, o Timãozinho aposta em um time bastante ofensivo e com um sólido sistema defensivo para conquistar o 11º título da Copinha.
O Corinthians tem campanha invicta na Copinha de 2024 – a exemplo do Cruzeiro. Na fase classificatória, o time do Parque São Jorge avançou como líder do Grupo 10, com duas vitórias e um empate. Foram sete gols marcados e nenhum sofrido.
No mata-mata, a equipe alvinegra teve dificuldades somente na segunda fase – empatou por 2 a 2 com o Guarani, mas garantiu a classificação nos pênaltis, por 5 a 4.
Nas etapas seguintes, o Corinthians goleou Atlético-GO (4 a 1) e CRB (6 a ); e passou por América (2 a ) e Novorizontino (3 a 0) sem problemas.
Na trajetória até a final, o Corinthians soma 24 gols marcados e apenas três sofridos. A equipe de Danilo tem o segundo melhor ataque da Copa São Paulo – tem quatro gols a menos que o Grêmio, eliminado nas oitavas de final pelo Athletico-PR.
Em contrapartida, o Cruzeiro, adversário na final, tem a melhor defesa da Copinha, com apenas dois gols sofridos em oito jogos. O ataque celeste é o quinto melhor da competição, com 19 gols.
- Leia também: Destaque do Cruzeiro está fora da final da Copinha
Destaques do Corinthians na Copinha
O artilheiro do Corinthians na Copinha é o meia Pedrinho, de 20 anos, com seis bolas nas redes.
Outro ponto forte no setor ofensivo corintiano é o centroavante Arthur Sousa, também de 20 anos. Na semifinal contra o Novorizontino, o camisa 9 anotou um hat-trick, chegando a quatro gols na Copinha.
A dupla está no radar do time profissional do Corinthians para a temporada 2024.
“Com a equipe nas finais da Copinha, é natural ficarmos privados de jogadores que poderiam estar aqui. Entendemos que é importante para o clube e para a base, mas vamos logo contar com eles”, declarou o técnico Mano Menezes
Campanha do Corinthians na Copinha
- Corinthians 6 x 0 Ji Paraná-RO – fase de grupos
- Bangu 0 x 1 Corinthians – fase de grupos
- Marília-SP 0 x 0 Corinthians – fase de grupos
- Corinthians 2 (5) x 2 (4) Guarani – segunda fase
- Atlético-GO 1 x 4 Corinthians – terceira fase
- Corinthians 6 x 0 CRB – oitavas de final
- Corinthians 2 x 0 América – quartas de final
- Novorizontino 0 x 3 Corinthians – semifinal
Campanha do Cruzeiro na Copinha
- Cruzeiro 1 x 0 Capital-TO
- Nova Mutum-MT 1 x 1 Cruzeiro
- União Mogi-SP 0 x 9 Cruzeiro
- Cruzeiro 1 x 0 Madureira – segunda fase
- Portuguesa 0 x 1 Cruzeiro – terceira fase
- Santos 0 x 3 Cruzeiro – oitavas de final
- Cruzeiro 1 x 0 Coritiba – quartas de final
- Flamengo 1 x 2 Cruzeiro – semifinal