Um estudo da Sports Value, divulgado nessa terça-feira (23/1), apontou uma grande diferença entre os valores de Atlético e Cruzeiro ao fim de 2023. Segundo a pesquisa, o Galo vale quase cinco vezes a Raposa. O clube alvinegro está avaliado em R$ 2,9 bilhões, enquanto o celeste fica na casa dos R$ 766 milhões.
A diferença é de aproximadamente R$ 2,2 bilhões. Mas por que essa distância? A pesquisa levou em consideração quatro aspectos: ativos circulantes e imobilizados, valor da marca, valor do elenco (incluindo base) e registros (receitas nas competições).
Nesse sentido, o que difere mais entre os clubes mineiros são os ativos. Com a Arena MRV, o Atlético tem R$ 1,7 bilhão nesse aspecto, cerca de R$ 1,4 bilhão a mais do que o rival. Esse é um dos principais fatores no valuation final, como explica o próprio estudo. Os CT’s também são considerados.
“Clubes que detêm ativos modernos valem mais. Controlar ativos próprios faz diferença. Mesmo com menores torcidas e menor valor de marca, um estádio é muito representativo no valuation. Deter um CT, estádio novo, elenco valioso tem muito peso na avaliação final”, diz um trecho do documento, que trata de uma avaliação geral dos números de todos os clubes.
Atlético e Cruzeiro: valores do elenco, marca e receitas
Em relação à marca, o estudo considera os seguintes aspectos: potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo e esportivo, tamanho da torcida, distribuição geográfica e o aproveitamento real das receitas oriundas da marca.
Além disso, são considerados os números de seguidores e o engajamento nas redes sociais. Neste sentido, o Atlético também leva vantagem, com 181 milhões contra 143 milhões do time celeste.
As avaliações dos elencos, por sua vez, contaram com a contribuição do Football Benchmark, que utiliza diversos critérios para essa análise, como performance, posição, duração do contrato, potencial comercial, entre outros (clique aqui e veja todos). Com isso, o plantel do Atlético, incluindo a base, chega a R$ 493 milhões, contra R$ 214,4 milhões do Cruzeiro.
Por fim, há o “registro”. Segundo o estudo, esse aspecto considera as receitas garantidas com as competições disputadas a nível nacional e estadual – em que novamente o alvinegro leva vantagem, por ter ficado em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2023, enquanto a Raposa terminou na 14ª colocação. Os valores diferem em cerca de R$ 115 milhões.
Com isso, o Atlético é o quarto clube mais valioso do país, atrás de Flamengo, Palmeiras e Corinthians. O Cruzeiro, por sua vez, é o 12º no ranking.
Perfil do valuation do Atlético
- 60% ativo sem jogadores = R$ 1,7 bilhão
- 18% de valor da marca = R$ 522 milhões
- 17% plantel + base = R$ 493 milhões
- 5% registro = R$ 145 milhões
- Total = R$ 2,9 bilhões
Perfil do valuation do Cruzeiro
- 48% ativos sem jogadores = R$ 367,6 milhões
- 28% plantel + base = R$ 214,4 milhões
- 20% valor da marca = R$ 153,2 milhões
- 4% registro = R$ 30,6 milhões
- Total = R$ 766 milhões
Diferença entre Atlético e Cruzeiro diminui
A distância entre os valores de Atlético e Cruzeiro foi maior em 2022. Ainda de acordo com a Sports Value, o Cruzeiro subiu duas posições no ranking e agora vale R$ 766 milhões, contra R$ 686 milhões no ano passado – um crescimento de 12%.
Já o Atlético desvalorizou cerca de R$ 200 milhões em relação a 2022, quando valia R$ 3,1 bilhões, e caiu da terceira para a quarta posição.
“A queda desse ano (6%) deve-se a melhor performance em 2021, com impacto na marca”, explica o estudo.
Os 10 clubes com maior valuation do futebol brasileiro em 2023:
- 1º Flamengo: R$ 4,5 bilhões
- 2º Palmeiras: R$ 3,5 bilhões
- 3º Corinthians: R$ 3 bilhões
- 4º Atlético: R$ 2,9 bilhões
- 5º São Paulo: R$ 2,2 bilhões
- 6º Internacional: R$ 2,1 bilhões
- 7º Athletico-PR: R$ 2 bilhões
- 8º Fluminense: R$ 1,4 bilhão
- 9º RB Bragantino: R$ 1,1 bilhão
- 10º Santos: R$ 1 bilhão
Os critérios analisados pelo estudo
- Ativos circulante e imobilizado: Caixa e bancos, aplicações financeiras, estádio, CT, edificações;
- Valor da marca: Potencial de mercado consumidor do clube, índice de potencial de consumo, tamanho torcida, distribuição geográfica e engajamento. Há o potencial esportivo, de quanto cada clube investe em jogadores e departamento de futebol. E o aproveitamento real das receitas oriundas da marca;
- Elenco: Valor do plantel do time profissional atual e o registro contábil dos gastos de formação de jogadores das categorias de base;
- Registros: Receitas garantidas, inerentes às competições que os clubes participam.