Futebol internacional

Neymar completa 32 anos: veja como estavam CR7 e Messi nessa idade

Craques de Portugal e Argentina estavam em outro patamar de carreira em relação ao brasileiro, que aniversaria em recuperação de lesão
Foto do autor
Compartilhe

Afastado dos gramados por lesão, Neymar completa 32 anos de idade nesta segunda-feira (5/2). Atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o atacante vive fase de incógnita na carreira. Craques contemporâneos ao brasileiro, Cristiano Ronaldo, que também faz aniversário em 5 de fevereiro, e Lionel Messi estavam em outro patamar aos 32 anos. Veja o comparativo feito por No Ataque.

Neymar aos 32 anos

Natural de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, Neymar teve início meteórico de carreira pelo Santos, conquistando os títulos de Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), Copa do Brasil (2010) e Libertadores (2011) e Recopa Sul-Americana (2012).

Em 2013, se transferiu para o Barcelona. Na Catalunha, formou o imparável trio MSN ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez e conquistou a Liga dos Campeões de 2014/2015. Ele também foi bicampeão espanhol e faturou o Mundial de Clubes pelo Barça.

Na sequência da carreira, defendeu o Paris Saint-Germain de 2017 a 2023. Contratado por valor recorde de 222 milhões de euros, Neymar não conseguiu o destaque esperado, sofreu com o histórico de lesões e falhou na missão de levar o clube francês ao inédito título da Liga dos Campeões. Em 2020, esteve perto, mas perdeu a final para o Bayern de Munique.

A passagem pelo PSG terminou em agosto do ano passado, com cinco títulos franceses e 118 gols em 173 partidas. No início da trajetória pelo Al-Hilal, clube que pagou cerca de 100 milhões de euros para contratá-lo, Neymar disputou apenas cinco jogos e marcou um gol.

Pela Seleção Brasileira, Neymar foi protagonista na conquista da medalha de ouro na Olimpíada do Rio, em 2016. O camisa 10 brasileiro também venceu a Copa das Confederações, em 2013. Em três Copas América, não venceu. Também não faturou o troféu disputou três edições da Copa do Mundo pelo Brasil.

Em relação à Bola de Ouro, o aniversariante do dia teve as melhores colocações em 2015 e 2017 – ficou em terceiro lugar em ambas as edições, vencidas por Messi e Cristiano Ronaldo, respectivamente.

Em outubro do ano passado, Ney rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na partida entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ele deve retornar aos gramados no segundo semestre de 2024.

Cristiano Ronaldo aos 32 anos

Cristiano Ronaldo nasceu em 5 de fevereiro de 1985, em Funchal. O português chegou aos 32 anos em 2017. Nessa idade, já havia se tornado quatro vezes o melhor jogador do mundo. Ao todo, o atual jogador do Al-Nassr, da Arábia Saudita, tem cinco Bolas de Ouro.

Aos 32 anos, CR7 venceu pela terceira vez a Liga dos Campeões. Posteriormente, chegou a cinco troféus do principal torneio de clubes da Europa – um pelo Manchester United e quatro pelo Real Madrid.

Nessa época, Ronaldo já havia conquistado o principal título com a camisa da Seleção Portuguesa: a Eurocopa de 2016.

Messi aos 32 anos

Messi nasceu em 24 de junho de 1987, em Rosário. O craque completou 32 anos em 2019. Na ocasião, ainda faltava ao camisa 10 o sonhado título da Copa do Mundo. Até então, o máximo que conseguiu pela Seleção Argentina em Mundiais foi o vice-campeonato em 2014, no Brasil, com derrota para a Alemanha.

Aos 32 anos, Messi já possuía quatro títulos da Liga dos Campeões pelo Barcelona no currículo.

Também nessa idade, Messi havia conquistado seis das oito Bolas de Ouro que tem. No entanto, em 2019, o argentino não levava o prêmio de melhor do mundo há quatro temporadas.

Em 2024, Lionel Messi completará 38 anos. Agora, Leo está consagrado com o título da Copa do Mundo de 2022, no Catar, sendo escolhido o melhor jogador da competição.

O atual jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos, está em fase final da carreira. E a disputa de mais uma Copa do Mundo ainda é incerta.

Compartilhe