FUTEBOL NACIONAL

Pacaembu venceu ‘disputa’ com estádio de final de Copa por naming rights bilionário

Em obra, Pacaembu já conta com grama sintética e está recebendo cadeiras nas arquibancadas; veja previsão para reinauguração
Foto do autor
Compartilhe

A poucos meses da reinauguração, o Pacaembu fechou a venda dos naming rights do estádio ao Mercado Livre, o que rebatizou o local de Mercado Livre Arena Pacaembu. O acordo, que pode chegar até 30 anos e superar R$ 1 bilhão, só foi costurado após alguns obstáculos serem deixados para trás.

O principal deles era a concorrência. O Mercado Livre, que é uma marca internacional, analisava diversos estádios ao redor do mundo para investir. Inclusive, esteve muito perto de comprar os naming rights do Azteca, no México, que já recebeu uma série de eventos importantes do esporte.

Foi lá que a Seleção Brasileira de Pelé e companhia foi tricampeã mundial, em 1970, e, dezesseis anos depois, o astro Maradona guiou a Argentina ao segundo título da Copa do Mundo. Em 2026, o Azteca recebe a primeira partida do Mundial.

Apesar dos fortes argumentos, o Mercado Livre decidiu apostar no Pacaembu num acordo de cinco anos, com opção de renovação de tempo em tempo.

Tratativas e obras no Pacaembu

A reportagem da Gazeta Esportiva visitou o estádio para saber detalhes da obra e entrevistou Bruno Souza, diretor da Allegra Pacaembu, concessionária do complexo. Ele celebrou a parceria e contou como se deram as conversas com a empresa.

“É muito bacana ter essa procura diversa, mas o Mercado Livre foi o que mais se intensificou. A gente fica muito feliz por ser uma marca internacional, eles estavam também de olho em outros estádios no mundo. Estavam próximos de fechar com o Estádio Azteca, no México, e a gente ganhou essa concorrência com eles”, disse Bruno.

“A longevidade do contrato também fala por si só, quase ninguém tem 30 anos de contrato, isso mostra que não só o projeto apresentado, mas os planos do Mercado Livre são grandiosos. A gente fica muito feliz com essa parceria, que hoje dá o nome de Mercado Livre Arena Pacaembu”, acrescentou.

Apesar do acordo de naming rights, a fachada do Pacaembu seguirá a mesma. A concessionária do estádio não tem o aval para modificar o letreiro, por se tratar de um patrimônio tombado.

Reinauguração do Pacaembu

O Pacaembu, que passa por reformas desde 2021, está nos retoques finais e promete ser reaberto ainda em junho. O local já tem um novo gramado sintético, que custou R$ 6,5 milhões, e já começou a receber as cadeiras nas arquibancadas laterais.

(foto: Redes sociais Pacaembu/Divulgação)
(foto: Redes sociais Pacaembu/Divulgação)

Ao todo, foram investidos R$ 600 milhões no projeto, que prevê mais de cinco milhões de visitantes por ano. Cedido à uma concessão privada por 35 anos, o estádio do Pacaembu terá capacidade para quase 26 mil pessoas nos dias de jogos e quer transformar um lugar carregado de história em um espaço de eventos, entretenimento e lazer para toda população de São Paulo.

Compartilhe