CASO ROBINHO

Robinho: como é a cela onde o ex-jogador está preso?

Robinho cumprirá pena de nove anos de reclusão por estuprar uma mulher albanesa na Itália, em 2013; ele está preso em Tremembé-SP
Foto do autor
Compartilhe

Preso desde o dia 21 de março, o ex-jogador Robinho está isolado em uma cela na penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, unidade conhecida como “presídio dos famosos”, em Tremembé-SP.

Ele ficará isolado para um período de adaptação. Depois, será integrado aos outros presos.

A cela onde Robinho está detido tem 8 metros quadrados. O espaço possui uma cama de concreto com colchão, um vaso sanitário embutido no chão e uma pia.

Robinho só poderá receber visitas da família após o décimo dia de isolamento.

Condenação de Robinho

Robson de Souza, o Robinho, cumprirá pena de nove anos de reclusão por estuprar uma mulher albanesa na Itália, em 2013. À época, o atacante jogava pelo Milan.

A Justiça da Itália condenou Robinho em última instância – isto é, sem possibilidade de novos recursos – pelo Tribunal de Milão em janeiro de 2022. O jogador forçou uma mulher a ter relações sexuais com ele e outros cinco homens há 11 anos, na boate Sio Café.

Quando recebeu a condenação por estupro coletivo, Robinho residia no Brasil. Como o país não extradita brasileiros natos, ele permaneceu em liberdade. Contudo, em fevereiro de 2023, a Justiça da Itália fez pedido de homologação da sentença – ou seja, solicitou que o ex-atleta cumprisse a pena pelo crime em solo brasileiro.

Na quarta-feira (20/3), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Robinho cumprirá a pena no Brasil. Nessa quinta (21/3), o ministro do STF, Luiz Fux, negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-jogador minutos antes da prisão definitiva.

Carreira de Robinho

Atacante habilidoso e driblador, Robinho ficou famoso pelas pedaladas. Ele começou a se destacar com apenas 18 anos pelo Santos, que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2002. Três anos depois, foi vendido ao Real Madrid por US$ 30 milhões (cerca de R$ 71 milhões, na cotação da época).

Robinho chegou como estrela na Espanha, mas teve desempenho abaixo do esperado. Lá, foi bicampeão espanhol e conquistou uma Supercopa. Na Europa, também defendeu Manchester City, da Inglaterra, e Milan, da Itália (onde ocorreu o caso de estupro).

O atacante ainda vestiu as camisas de Guangzhou (China), Atlético, Sivasspor (Turquia) e Basaksehir (Turquia), além de carreira longeva pela Seleção Brasileira – 29 gols em 102 jogos.

Segundo o site OGol, Robinho contabilizou 278 gols em 874 jogos em 18 anos como atleta profissional. O fim da trajetória, em 2022, veio de forma “forçada”, já que o atacante não encontrou um novo clube devido à repercussão da sentença na Itália.

Compartilhe