ESPORTE NA MÍDIA

Antero Greco revelou tumor em programa e tentou tranquilizar fãs: ‘Me sentindo bem’

Revelação do jornalista esportivo foi feita em seu retorno à bancada do Spostscenter após ficar oito meses afastado
Foto do autor
Compartilhe

O jornalista esportivo Antero Greco, de 69 anos, está em “seus dias finais” por causa de um tumor cerebral, como revelado pelo seu histórico parceiro de bancada Paulo Soares, o Amigão. Em texto enviado à coluna de Juca Kfouri no UOL, Soares contou que o amigo enfrenta a doença desde junho de 2022.

O próprio jornalista da ESPN revelou o tumor durante programa da emissora no dia 15 de maio de 2023. Naquela segunda-feira, Antero Greco estava retornado aos estúdios após ficar afastado da bancada por oito meses, enquanto tratava o câncer na cabeça. Ele manteve o trabalho home-office, com entradas ao vivo.

Em setembro de 2022, o jornalista passou mal durante o Sportscenter. Na ocasião, o apresentador Felipe Motta teve que chamar o intervalo às pressas. Em seu retorno, Antero revelou que aquela foi a primeira manifestação pública da doença. Ele contou que descobriu um tumor na cabeça meses antes do acontecido.

“Estar aqui é uma emoção e uma vitória da ciência e da fé. Dia 8 de setembro de 2022, eu passei mal aqui. Mas não foi a primeira manifestação, foi uma manifestação pública. Eu já tinha ido um problema anterior, que começou em junho. em casa eu tive uma dormência na mão e fui correndo para um hospital achando que era um AVC. Não era. Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui, na cuca”, revelou.

O profissional contou que passou por cirurgia ainda quando descobriu a doença e que teria que realizar outro procedimento, que ainda não estava agendado. Contudo, após se sentir mal no ar, a intervenção foi necessária.

“Fui internado e operado de urgência. Sai legal. Dois meses depois, exames mostraram que tinha sobrado algo. Eu deveria passar por nova operação, mas sem prazo definido. Até que eu tive aquele piripaque aqui. Aí fui internado e operado”, contou.

Por fim, já emocionado, Antero falou sobre o tratamento do tumor e tranquilizou os espectadores. “A coisa ia de médio pra grave e pra gravíssimo. Fiz radioterapia e quimioterapia. Estou me sentindo muito bem, estou liberado e claro que tenho que acompanhar isso eternamente. Fiz meu trabalho em casa, que foi uma terapia”, finalizou.

Carreira de Antero Greco

Nascido em São Paulo em 2 de junho de 1954, Antero Greco começou a carreira em 1974 como revisor do jornal O Estado de S.Paulo. Posteriormente, tornou-se repórter de esportes, chefe de reportagem e editor-assistente.

Entre idas e voltas, Antero trabalhou no Estadão por 35 anos, tendo ainda breves passagens por jornal Popular da Tarde, Folha de S.Paulo e TV Bandeirantes. Já o duradouro vínculo com a ESPN Brasil começou no canal precursor TVA Esportes, em 1994.

Parceria com Amigão

Antero se tornou muito querido pelos fãs de esporte em razão da descontração ao lado de Paulo Soares na edição noturna do SportsCenter. A parceria iniciada em 2000 arrancou muitas gargalhadas de telespectadores e gerou memes na internet.

Greco e Amigão caíram na risada ao noticiarem a goleada da China sobre Butão, por 12 a 0, em 2015, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. O mesmo ocorreu em 2016, quando o São Paulo negociava a contratação do atacante Milton Caraglio.

Para bons entendedores, os nomes próprios do país asiático e do jogador argentino ex-Rosario Central e Vélez Sarsfield trazem duplo sentido devido à semelhança com termos chulos usados no Brasil.

Os jornalistas sempre se divertiram com os fatos inusitados, bem como não seguravam as reações hilárias diante de trocadilhos e palavras com a pronúncia engraçada.

Compartilhe