O jornalista Milton Neves parabenizou o atacante brasileiro Vini Jr. sobre conquista do prêmio The Best, da Fifa, mas fez ressalva sobre comparação com Neymar.
Após frustração na Bola de Ouro em novembro, o camisa 7 do Real Madrid foi eleito o melhor jogador do planeta na temporada 2023/2024.
Vini foi o segundo colocado na votação da revista France Football e ficou atrás do volante espanhol Rodri, ganhador do prêmio.
Porém, o atacante ficou na primeira colocação na eleição da Fifa e encerrou um jejum de 17 anos sem brasileiros ganharem o troféu.
“Depois de ser sacaneado (esta é a palavra) pela France Football dois meses atrás, Vini Júnior, enfim, recebeu o seu merecidíssimo prêmio de melhor jogador do mundo”, afirmou em coluna no UOL.
“O pessoal tem discutido muito nas redes sociais se, com o prêmio, o atacante do Real Madrid se tornar mais importante para o futebol do que Neymar. Minha gente, é claro, Neymar não conseguiu ser considerado o melhor do mundo, algo que, quando ele surgiu, a gente apostava de olhos fechados que aconteceria. Mas, ainda assim, a comparação é muito injusta”, adicionou.
“Ney concorria com Messi e com Cristiano Ronaldo (sem contar Iniesta, Xavi, entre tantos outros). Enquanto isso, muito longe de querer desmerecer o prêmio de Vini, mas o atacante forjado na Gávea concorreu com o comum Rodri, que nem deveria estar no top-10”, defendeu.
“Vini é jovem e, claro, pode muito bem em algum momento superar a importância de Neymar para o futebol mundial.Mas, por enquanto, a comparação nem deve ser cogitada, mesmo com a coroação de Vini pela Fifa”, finalizou.
Temporada 2023/2024 de Vini Jr.
Real Madrid
Com diversos momentos de protagonismo na última temporada, Vini Jr. foi para muitos o melhor jogador do planeta.
No Campeonato Espanhol (La Liga), vencido pelo time merengue, o brasileiro marcou 15 gols e deu cinco assistências em 26 partidas disputadas. Com isso, foi o sexto futebolista com mais participações diretas em tentos no torneio e entrou para o time ideal da competição.
Na Champions League, foram seis gols e quatro assistências em 10 jogos. O jogador participou diretamente em tentos em todas as fases da competições. Nas quartas de final, contra o Manchester City, contribuiu com duas assistências no primeiro jogo em Madrid. Na semifinal, marcou dois gols contra o Bayern de Munique, no primeiro duelo, na Alemanha. Também balançou a rede na final do torneio, contra o Borussia Dortmund, em 1° de junho, na Inglaterra.
Vini Jr. foi campeão, eleito o melhor jogador da competição e entrou para o time ideal da Champions.
Já na Supercopa da Espanha, ele balançou as redes três vezes na final do campeonato contra o Barcelona na vitória do Real Madrid por 4 a 1 em janeiro deste ano, na Arábia Saudita.
Seleção Brasileira
Apesar do bom desempenho no futebol de clubes, Vini Jr. não conseguiu ter o mesmo sucesso pela Seleção Brasileira.
A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior disputou a Copa América e foi eliminada ainda nas quartas de final para o Uruguai, nas penalidades (4-2), em julho deste ano, nos Estados Unidos. Suspenso, o camisa 7 não esteve em campo no duelo. O jogador disputou três jogos no campeonato e marcou dois gols.
Ao todo, foram 49 jogos de Vinicius na temporada, com 26 gols marcados e 11 assistências distribuídas.
Temporada 2023/2024 de Neymar
Neymar passou grande parte do ano em um processo de recuperação de um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, sofrido na derrota do Brasil por 2 a 0 para o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias, em outubro de 2023.
Porém, ainda no segundo jogo que disputava após o retorno aos gramados, o camisa 10 sofreu uma lesão muscular na coxa direita na vitória do Al-Hilal sobre o Esteghlal, por 3 a 0, pela quarta rodada da Liga dos Campeões da Ásia.
Com isso, o atleta atuou em duas partidas na temporada e não marcou nenhum gol.