Vitor Teixeira e Marina Gil foram os grandes vencedores nas categorias masculina e feminina de “A Jornada”, disputa que envolveu 300 jogadores. Além do orgulho de serem os primeiros campeões revelados com apoio direto de inteligência artificial, os atletas ainda terão a oportunidade de participar de um período de treinos no Hertha Berlim, clube tradicional da Bundesliga. Eles vivenciarão a chance da experiência por algumas semanas na Europa graças à intervenção do embaixador do clube alemão no Brasil, o ex-atacante Marcelinho Paraíba.
“Estou muito feliz por levar esses dois jogadores para Berlim como embaixador do Hertha. Isso é sensacional. Eles viverão grandes experiências e poderão aproveitar tudo o que há nos bastidores desse grande clube. Claro que consultamos os clubes atuais deles antes, para obter o aval necessário. O torneio final foi um sucesso”, afirmou Marcelinho.
O caminho até a final
A jornada dos vencedores começou com a triagem de mais de 80 mil usuários cadastrados no Cuju, aplicativo que usa inteligência artificial para medir e analisar dados de performance de jogadores. Após essa fase digital, 300 atletas foram convidados para as seletivas presenciais, dos quais 90 chegaram à grande final. O evento contou com a presença de milhares de pessoas e atraiu um time técnico presente formado por analistas, agentes, jornalistas e nomes consagrados do futebol, como os embaixadores do projeto Julio Cesar e Luiz Gustavo.
“A inteligência artificial democratiza as oportunidades. A frase-mãe desse aplicativo é ‘tornar o invisível, visível’. Isso é muito bacana. Imagina quantas crianças talentosas não são vistas, e o aplicativo ajuda a mostrar esse talento”, disse Julio Cesar.
“Estamos felizes com os resultados. Os finalistas devem desfrutar de tudo, dos desafios e dessa chance de serem vistos. Mas ainda depende de você. É preciso ser diferente para ter uma carreira no futebol”, destacou Luiz Gustavo.
A grande final contou com um público de cerca de quatro mil pessoas na Arena do Barra FC, apresentações musicais de L7nnon e MC Hariel, ativações de marca, transmissão ao vivo e queima de fogos. O evento marcou o encerramento da primeira edição de “A Jornada”, que começou em junho de 2024 e passou por Florianópolis, Joinville e Blumenau nas etapas anteriores.
Histórias que inspiram
Vitor Teixeira, de 16 anos, joga na função de zagueiro e é nascido em São Paulo. Ele é atleta da base do Barra FC e conheceu o Cuju por meio do clube catarinense. “Faz dois anos que estou no Barra como zagueiro. Foi uma surpresa gratificante saber que vou passar algumas semanas treinando no Hertha Berlim”, contou.
Marina Gil, atacante da base feminina do Avaí, de 14 nos, é natural de Florianópolis e chegou emocionada ao pódio. Curiosamente, ela e seu irmão gêmeo foram finalistas. “Meu avô dizia que o cavalo passa arreado apenas uma vez e devemos aproveitar. Estou muito feliz, só tenho que agradecer à minha família. Quero aproveitar ao máximo esse tempo na Alemanha”, afirmou, às lágrimas.