Em reta final de mandato na Federação Mineira de Futebol, o presidente Adriano Aro comentou a possibilidade de o Campeonato Mineiro de 2026 ter a decisão em partida única e com presença de duas torcidas.
Em entrevista ao No Ataque, o dirigente citou o desejo do presidente da CBF, Samir Xaud, de que os estaduais pelo Brasil tenham 11 datas, mas ressaltou que o formato de disputa do próximo Campeonato Mineiro precisa ser de aprovado pelos clubes em conselho técnico agendado para novembro.
“Estive na posse do presidente Samir. Ele colocou essa questão como uma proposta dele. Agora, como e quais datas serão disponibilizadas, nós vamos depender de entender qual é a preferência dos clubes”, iniciou Aro, que será sucedido por Castellar Neto na presidência da FMF a partir de janeiro de 2026.
“No passado, já fizemos o Campeonato Mineiro com a fase inicial do mata-mata em jogo único e, às vezes, a final em dois jogos. Então, isso vai depender de qual será o estádio. Os clubes podem optar por adotar um critério técnico, como o clube melhor colocado escolhe o estádio onde vai jogar. Ou o mando da final pode ser determinado própria federação. Já fizemos todos esses modelos”, destacou.
Formato do Campeonato Mineiro nos últimos anos
O Campeonato Mineiro mantém o mesmo formato desde 2023. A fase classificatória tem 12 clubes divididos em três grupos. Os líderes das chaves e o melhor segundo colocado avançam ao mata-mata. As semifinais e finais foram disputadas em jogos de ida e volta, com presença de torcida única no caso do clássico entre Atlético e Cruzeiro, por questões de segurança.
“Minas foi o primeiro estado a conseguir essa redução significativa das datas, adotando um calendário já com 12 datas. Eu diria que, de todos os estados da federação, o nosso problema é o menor. Agora, não sei qual será a vontade dos clubes. Vamos debater e chegar a uma conclusão que agrade o maior número de equipes”, concluiu o presidente da FMF.