O ex-jogador Walter Casagrande Jr. defendeu que o atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, seja convocado para a Seleção Brasileira. O técnico Carlo Ancelotti será apresentado oficialmente nesta segunda-feira (26/5) e divulgará sua primeira lista de atletas relacionados para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.
“Kaio Jorge (Cruzeiro) é um dos que merece espaço na Seleção. Está numa forma incrível, fazendo muitos gols, sendo um atacante de movimentação, com muita inteligência futebolística. Pernambucano de 23 anos, crescido na base do Santos, e, apesar da pouca idade, já tem experiência internacional, mesmo sem ter jogado muito”, disse Casagrande, em sua coluna no UOL.
“Vou citar só o atacante cruzeirense porque não tenho a mínima ideia do que Ancelotti pensa sobre os jogadores daqui”, acrescentou.
Nesta temporada, Kaio Jorge disputou 16 jogos com a camisa do Cruzeiro, colaborando com oito gols e duas assistências.
Casagrande afirmou que o treinador italiano deve se aproximar de ex-jogadores com história na Seleção para se adaptar mais rapidamente à realidade do futebol brasileiro. “Ancelotti deveria se cercar de pessoas brasileiras que conhece bem e que tenham o respeito da mídia e dos jogadores. Deveria chamar Paulo Roberto Falcão e Kaká para ficarem próximos a ele, e Dunga e Ricardo Rocha para estarem mais perto dos jogadores”, afirmou.
“Falcão foi campeão na Roma, fazendo o meio com ele. São da mesma geração, portanto, têm muita coisa em comum. Já o Kaká foi treinado pelo Ancelotti, ganhou vários títulos, sendo um cara confiável e admirado pelo treinador. O caso de Dunga e Ricardo Rocha seria para mostrar a importância de vestir essa camisa e o quanto vale ser campeão do mundo com ela. Seria uma ótima combinação”, completou Casagrande.
Convocação da Seleção Brasileira
O evento está marcado para 15h (de Brasília), no hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro. Ancelotti era a “carta na manga” do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues em meio à pressão política à qual estava submetido. O antigo mandatário, destituído do cargo por decisão judicial, desejava contar com o italiano no comando da Seleção desde 2023. Contudo, por diversos fatores, a negociação só teve um final feliz em 12 de maio de 2025, com contrato até o Mundial de 2026.
Muito festejado, o experiente treinador de 65 anos se despediu do Real Madrid nesse sábado (24/5). Na noite seguinte, desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, no Rio de Janeiro, para a primeira experiência como treinador de uma seleção – antes, integrou como auxiliar a comissão do lendário Arrigo Sacchi na Itália durante a Copa do Mundo de 1994, vencida pelo Brasil.
Em apenas duas semanas desde que foi anunciado, muita coisa mudou na CBF. Ancelotti encontrará uma diretoria de futebol mantida – com Rodrigo Caetano e Juan à frente das principais decisões -, mas uma troca significativa no comando da própria entidade.
Nesse domingo (25/5), Samir Xaud foi escolhido o novo presidente, em uma eleição com bastidores aquecidos e que dividiu clubes e federações estaduais.
É em meio a esse cenário turbulento nos bastidores, mas com clima de esperança sobre o desempenho em campo, que Ancelotti chega ao Brasil. A primeira missão? Convocar 23 jogadores para jogos que podem aproximar a Seleção da Copa do Mundo do ano que vem, nos Estados Unidos, México e Canadá.
Quem pode estar na convocação de Ancelotti na Seleção?
Ancelotti decidiu não revelar os nomes que integram a pré-lista de convocados para a Seleção Brasileira. Contudo, ao longo dos últimos dias, vários integrantes dessa relação se tornaram públicos. Outros, contudo, seguem em sigilo.
Veja a seguir alguns que foram citados.
- Alan Patrick (Internacional)
- Alexsandro (Lille)
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alex Telles (Botafogo)
- Antony (Real Betis)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Caio Henrique (Monaco)
- Casemiro (Manchester United)
- Danilo (Flamengo)
- Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Gerson (Flamengo)
- Hugo Souza (Corinthians)
- Igor Jesus (Botafogo)
- João Pedro (Brighton)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Neymar (Santos)
- Oscar (São Paulo)
- Pedro (Flamengo)
- Richarlison (Tottenham)
- Wesley (Flamengo)
É grande a chance de o volante Casemiro, do Manchester United, voltar a ser convocado. Por outro lado, sabe-se que alguns nomes bem vistos por Ancelotti devem ficar fora da relação por conta de questões físicas, como o meia Rodrygo e os atacantes Vini Jr. e Endrick, todos do Real Madrid.
Ancelotti vai convocar Neymar?
Existe a expectativa pela convocação do meia-atacante Neymar, do Santos. O camisa 10 está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e jogou as duas últimas partidas do Peixe.
Antes de ser anunciado, Ancelotti chegou a falar por ligação telefônica com Neymar. O movimento foi lido como um sinal de respeito e aproximação com o principal símbolo da atual geração brasileira, apesar das polêmicas e do momento físico conturbado.
Onde assistir à convocação?
A convocação de Ancelotti na Seleção Brasileira terá transmissão ao vivo do canal da CBF no YouTube.
Jogos do Brasil
A convocação de Ancelotti será para dois jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Brasil visita o Equador em 5 de junho (quinta-feira), a partir das 20h (de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil, pela 15ª rodada.
Depois, a Seleção encerra a Data Fifa contra o Paraguai. O jogo está marcado