AMÉRICA

América mira novo artilheiro após negociar autor de 41% dos gols do time

Substituto de Mastriani pode estar dentro do elenco do América? Veja números dos centroavantes do elenco
Foto do autor
Compartilhe

A venda do atacante Gonzalo Mastriani para o Athletico-PR, por cerca de R$ 10 milhões, gerou lacuna no elenco do América. Sem o uruguaio, o Coelho terá que mirar novo artilheiro para substituí-lo.

Desde que passou a jogar com regularidade, Mastriani fez mais de 41% dos gols do time mineiro. O recorte considera 34 jogos a partir do empate por 2 a 2 com o Atlético, em 2 de julho de 2023, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquele clássico no Mineirão, Mastriani marcou os dois gols americanos e ganhou prestígio para assumir a titularidade. Posteriormente, terminou a Série A com 11 gols e balançou a rede na Copa Sul-Americana (da qual foi artilheiro, com nove tentos) e na Copa do Brasil.

Do empate por 2 a 2 com o Atlético no Brasileiro de 2023 até a goleada por 6 a 1 sobre o Ipatinga pela segunda rodada do Mineiro de 2024, o América jogou 34 partidas e somou 58 gols. Mastriani esteve em campo 30 vezes, com 24 bolas na rede – ou seja, 41,4% dos gols da equipe.

Mastriani em 2024

O centroavante uruguaio começou 2024 em alta, pois fez cinco gols em cima do Pouso Alegre e um no Ipatinga – o América ganhou por 6 a 0 e 6 a 1. No primeiro jogo sem o artilheiro, o time alviverde esbarrou na defesa do Itabirito e empatou por 0 a 0.

Mastriani, por sua vez, precisou de nove minutos em campo para fazer o primeiro gol pelo Athletico-PR. Ele usou um de seus pontos fortes, o cabeceio, e anotou o segundo tento do Furacão na vitória por 4 a 0 sobre o PSTC, no sábado (3/2), pela sexta rodada do Campeonato Paranaense.

Substituto pode estar dentro do América?

Com a chegada de Brenner na terça-feira (31/1), o América tem três centroavantes de ofício no elenco, que podem substituir Mastriani no time titular.

Renato Marques

Cria da base do Coelho, Renato Marques tem apenas 20 anos e, desde que começou a ganhar mais chances na equipe, em 2023, mostrou potencial. Destro e com 1,90m, o atacante se destaca pelas boas finalizações, jogo aéreo apurado, infiltrações e agilidade.

Ele foi o escolhido por Cauan de Almeida para substituir Mastriani na primeira partida sem o artilheiro, contra o Itabirito.

O início de 2024 de Renato é bom: já são dois gols em três jogos – um na goleada por 6 a 0 sobre o Pouso Alegre, outro na vitória por 6 a 1 sobre o Ipatinga. No geral, ele tem cinco gols e uma assistência em 17 partidas pelo América.

Rodrigo Varanda

Contratado pelo América junto ao Corinthians em março de 2023, Rodrigo Varanda é outro jogador jovem do Coelho que pode substituir Mastriani.

O atleta de 20 anos se destacou logo no início da passagem pelo time mineiro, mas sofreu com lesões e perdeu o fim da última temporada.

Rodrigo era visto como uma das principais joias da base do Timão e chegou a ter chances no profissional da equipe paulista, mas perdeu espaço por casos de indisciplina e outros fatores.

No total, o atacante tem dois gols e duas assistências em 22 jogos pelo profissional do América.

Brenner

Alternativa mais experiente do elenco para a posição de centroavante, Brenner tem 29 anos e estava no Sporting Cristal, do Peru. Em 2023, fez 15 gols e deu quatro assistências em 42 partidas.

No Brasil, as passagens mais marcantes foram por Internacional (13 gols em 28 jogos, entre 2016 e 2017), Botafogo (16 gols e três assistências em 64 jogos, entre 2017 e 2018) e Remo (11 gols em 32 jogos, em 2022).

Recém-contratado, o atleta ainda não estreou pelo América e é menos conhecido da torcida, mas pode ser peça importante para Cauan de Almeida em 2024.

Compartilhe