O América anunciou a transferência do meio-campista Matheusinho ao Criciúma, que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro nesta temporada. O jogador de 26 anos tinha contrato com o Coelho até o fim deste ano.
O alviverde fez publicação nas redes sociais e agradeceu o jogador pelo vínculo com o clube desde as categorias de base. O América havia liberado Matheusinho para negociar com o Criciúma há cerca de 10 dias.
“O América agradece por todo empenho em campo, gols e assistências enquanto esteve vestindo a nossa camisa e deseja muita sorte no prosseguimento da sua carreira! Você sempre será um dos nossos, Matheusinho!”, escreveu o perfil do América.
Matheusinho pelo América
Cria da base do Coelho, Matheusinho surgiu como grande promessa do futebol mineiro em 2016, quando ganhou as primeiras oportunidades na equipe profissional e chegou até a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.
A primeira passagem do meia pelo América durou até setembro de 2020, quando foi negociado com o Beitar Jerusalem, de Israel. Meses depois, o atleta trocou de clube dentro do futebol israelense – foi para o Ashdod. O jogador, contudo, não tem boas memórias do período em que atuou no exterior – já revelou que sofreu com quadro de depressão enquanto vivia no Oriente Médio.
No início de 2022, Matheusinho retornou ao América. Contudo, no ano de retorno ao clube que o revelou, o meia-atacante sofreu com lesões e com dois diagnósticos de covid-19, que impediram que ele tivesse sequência.
Em 2023, o jogador começou bem a temporada, com a confiança do técnico Vagner Mancini. Contudo, as lesões novamente o atrapalharam. Em maio, sofreu edema no joelho direito. Retornou em julho, mas, dois meses depois, sofreu nova contusão, dessa vez no ombro direito. Em novembro, antes de retornar aos gramados, voltou a sentir a lesão no ombro e teve que fazer cirurgia.
No total, Matheusinho fez 213 jogos pelo América, marcou 23 gols e deu 18 assistências.
O América informa a transferência do atacante Matheusinho para o Criciúma.
— América FC (@AmericaFC1912) April 9, 2024
O atleta chegou ao América em 2011 com 12 anos de idade, se profissionalizou aos 17, teve uma breve passagem por Israel e retornou ao Coelhão em 2022.
Com a nossa armadura, o #DNAFormador fez 213 jogos,… pic.twitter.com/KwOLIL9wyG