AMÉRICA

Ídolo de Palmeiras e Vasco enaltece Salum, do América: ‘Não existe presidente melhor’

'Não existe nenhum presidente melhor do que o Salum', afirmou o ex-atacante Euller, campeão por Palmeiras e Vasco
Foto do autor
Compartilhe

O ex-atacante Euller, que fez história em Palmeiras e Vasco entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, enalteceu a atuação de Marcus Salum como dirigente do América. Para o Filho do Vento, trata-se do melhor presidente do futebol brasileiro.

“Ao longo da minha carreira, passei por vários clubes da prateleira de cima. Não existe nenhum presidente melhor do que o Salum. Posso garantir que ele é um dos maiores dirigentes do futebol brasileiro”, disse Euller ao podcast Prateleira de Cima, dos jornalistas Chico Maia e Régis Souto.

Hoje aos 53 anos, Euller começou a carreira no América, em 1990, e pendurou as chuteiras também no Lanna Drumond, em 2012. Por ter convivido com Salum nesse período, o ex-jogador não poupou elogios ao gestor.

“Vejo muitos torcedores que ficam pegando no pé do Salum. É que eles não sabem o que o Salum faz por esse clube e continua fazendo”.

Euller “Filho do Vento”

Salum no América

Marcus Salum, de 69 anos, integra a gestão do América desde 1986. Ele já exerceu diversas funções no clube: diretor de patrimônio, diretor de futebol, presidente do Conselho Deliberativo, integrante do Conselho de Administração e presidente.

Marcus Salum, presidente da SAF do América-MG - (foto:  Mourão Panda / América)
Marcus Salum, presidente da SAF do América(foto: Mourão Panda / América)

Com Salum na diretoria, o América ganhou títulos importantes, como as duas edições da Série B (1997 e 2017), a Série C (2009) e a Copa Sul-Minas (2000), além do acesso à Série A em 2020.e das classificações para Copa Libertadores de 2022 e Copa Sul-Americana de 2023.

Houve também momentos conturbados, sobretudo quando o Coelho terminou o Brasileirão rebaixado ou não ficou entre os quatro melhores na Série B.

Engenheiro civil e empresário do ramo de construção pesada, Salum já emprestou dinheiro ao América em épocas de dificuldades financeiras. Seu perfil é marcado pelo envolvimento direto em negociações de jogadores e em vendas de direitos de transmissão.

Principais títulos de Euller

Euller no Vasco

Apelidado de “Filho do Vento” devido à grande velocidade para conduzir a bola e driblar adversários, Euller conquistou os principais títulos da carreira no eixo Rio-São Paulo.

Com a camisa do Palmeiras, sagrou-se campeão da Copa Libertadores em 1999 e do Torneio Rio-São Paulo em 2000. Em 115 jogos, marcou 39 gols.

No Vasco, Euller disputou 83 partidas e balançou a rede 28 vezes. Ao lado de craques como Romário, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista, venceu a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro em 2000.

Futebol mineiro

Euller em treino do América na temporada 2011. Jogador estava com 40 anos (Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

No futebol mineiro, Euller se destacou no América (236 jogos e 59 gols) e no Atlético (167 jogos e 62 gols).

Pelo Coelho, ganhou o Campeonato Mineiro de 1993, o Módulo II de 2008 e a Série C do Campeonato Brasileiro de 2009. A serviço do Galo, venceu somente o estadual de 1995.

Em mais de duas décadas como atleta profissional, o atacante contabilizou 264 gols em 728 partidas, incluindo três em sete apresentações pela Seleção Brasileira.

Compartilhe