AMÉRICA

América rescinde contrato de Rodrigo Varanda após empréstimo a clube português

Jogador estava emprestado ao Santa Clara, de Portugal, pelo qual não chegou a atuar; Varanda não continuará no América em 2024
Foto do autor
Compartilhe

O América anunciou nesta quarta-feira (25/9) que rescindirá o contrato do atacante Rodrigo Varanda. O jogador estava emprestado ao Santa Clara, da primeira divisão de Portugal, pelo qual não chegou a atuar.

Inclusive, o próprio Santa Clara explicou que o encerramento do vínculo ocorreu “por vontade expressa” do atleta.

A Santa Clara Açores- Futebol SAD vem por este meio informar que chegou a acordo com o América Mineiro para a rescisão antecipada do empréstimo do atleta Rodrigo Varanda, por vontade expressa do jogador.

Nota oficial do Santa Clara

Com isso, o Coelho perdeu a oportunidade de embolsar 500 mil euros (R$ 3 milhões), caso o clube português optasse pela compra dos direitos econômicos do jovem de 21 anos ao término da temporada 2024/25.

Quando cedeu Rodrigo Varanda ao Santa Clara, o América também tinha recebido propostas do Nacional da Madeira e do Farense.

O que disse o jogador?

No Ataque entrou em contato com o jogador para saber o motivo da saída do Santa Clara. Incomodado com a pergunta, ele disse que “não aconteceu nada” e apenas “resolveu parar”.

Posteriormente, Varanda gravou vídeo no Instagram e justificou a decisão de interromper a carreira à necessidade de cuidar da saúde mental (assista abaixo).

Leia o comunicado do Coelho

O América Futebol Clube informa que o atacante Rodrigo Varanda, que estava emprestado ao Santa Clara, de Portugal, teve seu contrato rescindido com o clube português.

Em comum acordo, o atleta também terá seu vínculo encerrado com o América.

O clube deseja sucesso ao jogador na sequência da carreira.

Varanda no América

Rodrigo Varanda chegou ao América em março de 2023, inicialmente para o sub-20. Ele foi formado nas categorias de base do Corinthians.

O atacante se destacou rapidamente na equipe júnior do Coelho, com 10 gols em nove jogos, e logo subiu para defender o time principal.

Em 2023, Varanda disputou 21 partidas pelo América. Entre compromissos na Série A do Campeonato Brasileiro e na Sul-Americana, marcou dois gols e contribuiu com duas assistências.

Uma de suas melhores atuações foi no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, pela 16ª rodada do Brasileirão. Varanda entrou aos 17min do segundo tempo, deu trabalho à defesa rubro-negra com dribles e arrancadas e teve um gol anulado por impedimento.

Comportamento extracampo

A diretoria do América se preocupava com o comportamento extracampo de Rodrigo Varanda. Em entrevista à Rádio 98 no dia 16 de abril, Marcus Salum disse que o atleta lidava com problemas pessoais e financeiros.

“O Varanda é um belo jogador, um menino muito bom, mas ele tem uma origem difícil, com muita dificuldade, com muitos problemas familiares. Agora a mãe dele está doente. Ele tem um descontrole financeiro de lidar com os seus negócios”.

“A origem acaba afetando os relacionamentos. Ele tem alguns problemas financeiros, nós estamos tentando resolver. Ele tem filho, tem família fora de Belo Horizonte, toda hora tem um problema. É uma família que não tem muita condição. Ele deu uma desarrumada”.

Marcus Salum

Polêmica com cruzeirenses

No fim de março, Rodrigo entrou em polêmica ao desafiar cruzeirenses a apostarem R$ 1 mil na final do Campeonato Mineiro. O jogador americano acreditava no título do Atlético.

A rusga com os torcedores celestes teve origem em uma fervorosa comemoração no clássico da primeira fase do estadual. O América venceu o Cruzeiro por 2 a 0, em 15 de fevereiro, no Mineirão. Rodrigo Varanda anotou o segundo tento do Coelho.

Compartilhe