FUTEBOL NACIONAL

Athletic x Volta Redonda na Série C: atacante de BH ameaça artilharia de ex-Cruzeiro

Jogadores mineiros do Athletic e do Volta Redonda brigam pelo protagonismo na Série C do Campeonato Brasileiro de 2024
Foto do autor
Compartilhe

O confronto Athletic x Volta Redonda pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro vai colocar frente a frente os dois jogadores que mais marcaram gols na competição. O atacante de BH Ítalo Carvalho, que defende o Voltaço, ameaça a artilharia de um ex-jogador do Cruzeiro.

Ao todo, Ítalo Carvalho tem seis gols na Série C. O último deles, inclusive, foi marcado de pênalti na noite dessa segunda-feira (3/6), na vitória do Volta Redonda sobre o CSA, por 2 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira. Com o triunfo, o Voltaço subiu duas posições na tabela e agora é o vice-líder da competição, com 16 pontos.

A liderança da Série C é do Botafogo-PB, que também tem 16 pontos, mas supera o Volta Redonda no saldo de gols (7 contra 4). A equipe da Paraíba assumiu o primeiro lugar na tabela ao vencer justamente o Athletic, por 3 a 1, no Almeidão, nessa segunda-feira.

Antes de enfrentar o Botafogo-PB, o Athletic era o líder e estava invicto com 100% de aproveitamento. Agora o time de São João del-Rei figura na terceira colocação, com 15 pontos.

Athletic x Volta Redonda

A partida entre Athletic e Volta Redonda será neste domingo (9/6), a partir de 16h30, na Arena Sicredi, em São João del-Rei, pela oitava rodada da Série C.

Atacante de BH ameaça artilharia de ex-Cruzeiro

Com seis gols, Ítalo Carvalho, de 27 anos, é o segundo jogador com mais gols da Série C. A artilharia pertence a um ex-jogador do Cruzeiro, o atacante Jonathas, do Athletic, que já balançou as redes sete vezes no torneio.

Aos 35 anos, Jonathas vive uma temporada goleadora. Ele foi o artilheiro do Campeonato Mineiro de 2024 ao lado de Hulk, do Atlético, com sete gols. Ao todo, portanto, ele tem 14 gols no ano em 17 jogos. Além disso, ele tem uma assistência no Athletic.

O atacante do Athletic nasceu em Betim e é cria do Cruzeiro. O jogador chegou à base celeste em 2000 e foi alçado ao time profissional na temporada de 2006, quando disputou apenas seis partidas, no entanto, sem marcar nenhum gol.

Em 2007, o jogador disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e conquistou o título inédito para o Cruzeiro como titular. Ele foi emprestado, em seguida, ao Ipatinga. Na temporada seguinte, novo empréstimo, dessa vez, ao Villa Nova. Ainda em 2008, Jonathas voltou ao time celeste, disputou mais duas partidas, e foi vendido ao AZ Alkmaar, da Holanda.

O atacante vestiu a camisa de diversos clubes fora do país, entre eles: Brescia, Pescara, Torino e Latina (Itália); Elche e Real Sociedad (Espanha); Rubin Kazan (Rússia); Hannover 96 (Alemanha); Al Sharjah e Hatta Club (Emirados Árabes); e Odisha (Índia).

No Brasil, Jonathas também vestiu a camisa de Corinthians, Náutico e Inter de Limeira. O jogador chegou ao Athletic nesta temporada.

Quem é Ítalo Carvalho

Nascido em Belo Horizonte, Ítalo Carvalho foi revelado pelo Villa Nova, em 2016. Na sequência, ele defendeu Batatais, Tupi, Atlético Tubarão, XV de Piracicaba, Ponte Preta, APOEL e DOXA (ambos do Chipre), Azuriz, XV de Piracicaba (novamente), Luverdense, Amazonas, América-RN e Volta Redonda desde 2023.

A melhor temporada da carreira de Ítalo Carvalho foi em 2022, pelo Amazonas, quando ele se consagrou como artilheiro da Série D do Campeonato Brasileiro, com 11 gols.

Comprado pelo Volta Redonda em 2023 o atacante de BH foi o vice-artilheiro da Série C pelo Voltaço no ano passado, mais uma vez com 11 gols. Ele ficou atrás apenas de Sassá, do Amazonas, outro jogador ex-Cruzeiro.

Ítalo recusou recentemente uma proposta de um time da Coreia do Sul e foi sondado por um clube da Série A.

Compartilhe