O Athletic goleou o Santos, por 4 a 1, em jogo-treino realizado nesta quinta-feira (9/1), no CT Rei Pelé, na cidade do litoral paulista.
Os gols do time mineiro foram marcados por Welinton Torrão, Gustavão (duas vezes) e Neto Costa. Guilherme descontou para o Peixe.
A atividade foi dividida em quatro períodos de 25 minutos. Nos dois primeiros tempos, o Santos atuou com os titulares e arrancou um empate, por 1 a 1, após sair atrás do placar.
O Athletic se prepara para a disputa do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro.
🥅 O PRIMEIRO GOL
— Athletic Club SAF (@athleticclubmg) January 9, 2025
Welinton Torrão marcou o primeiro gol do Esquadrão de Aço em 2025. O atacante finalizou de cabeça para abrir o placar no jogo-treino contra o Santos. pic.twitter.com/64sUA1Thy8
Trajetória do Athletic
Logo no primeiro ano de profissional (2017), o Esquadrão foi vice-campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (equivalente à terceira divisão do estado) e garantiu o acesso ao Módulo II. Em 2020, foi a vez de subir para a elite de Minas Gerais.
A transformação em SAF se deu em 2021, e na temporada seguinte o clube conseguiu feitos históricos e inéditos: chegou à semifinal do Mineiro (caiu para o Cruzeiro) e garantiu vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
Estar entre os quatro melhores do Estadual se repetiu em 2023 – a eliminação, desta vez, foi para o Atlético. Na Quarta Divisão, avançou até a semifinal e conseguiu a vaga na Série C pela primeira vez.
O ápice da ascensão foi atingido em 2024. Ainda no começo do ano, o Esquadrão venceu o Troféu Inconfidência, torneio secundário no cenário estadual. Ao eliminar o Volta Redonda, passou da primeira fase da Copa do Brasil pela primeira vez, em sua segunda participação.
O destaque, entretanto, ficou para a campanha na Série C. Após uma primeira fase espetacular, na qual o Athletic terminou como vice-líder, os mineiros repetiram as boas atuações no quadrangular, garantiram vaga na Segunda Divisão e também na final do torneio. O título seria a cereja do bolo, mas o Esquadrão ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Volta Redonda.