O elenco do Atlético passará por poucas alterações para a temporada de 2024. No entanto, o clube terá que avaliar possíveis renovações para não se comprometer a longo prazo: são 10 jogadores no último ano de contrato com o alvinegro. O No Ataque traz, nesta segunda-feira (1º/1) os nomes e as situações de cada um desses atletas.
O principal nome dessa lista é o atacante Hulk, de 37 anos. Um dos maiores ídolos da história do Galo, o camisa 7 deixou em aberto a permanência no Atlético, mas até o momento vai se reapresentar junto aos demais companheiros na Cidade do Galo em 8 de janeiro.
Em entrevista ao SporTV, o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano, manifestou desejo de estender o vínculo do jogador. Além disso, citou gatilhos para uma possível renovação automática.
“O Hulk representa muito mais do que apenas um atleta. (…) O Hulk tem um contrato conosco até o final de 2024, com gatilhos de renovação automática para 2025. Ele sabe muito bem que o nosso desejo é ampliar esse contrato até o final de 2025 sim, independentemente dos gatilhos, e quem sabe até mais além”, afirmou.
Outros nomes
Hulk é o único titular absoluto desta lista, mas outros atletas que atuaram bastante em 2023 também estão em fim de contrato. São os casos do lateral-direito Mariano, de 37 anos, do zagueiro Jemerson, de 31 anos, e do volante Edenilson, de 34 anos.
O primeiro tinha vínculo com o clube até o fim da temporada passada e renovou por mais um ano. Os outros dois sofreram críticas de parte da torcida do Atlético e, assim como o lateral, serão avaliados ao longo de 2024 para uma eventual negociação para permanência.
No meio-campo, outro que está em fim de contrato é o volante Alan Franco, de 25 anos. O equatoriano retornou ao Galo após empréstimo ao Talleres, da Argentina, com aprovação do técnico Felipão. Ele foi utilizado em 18 jogos na temporada passada.
Três atacantes também integram a lista. São eles Isaac, de 19 anos, Eduardo Vargas e Alan Kardec, ambos com 34 anos. O Atlético já negocia a renovação do primeiro, mas a questão salarial tem sido um empecilho para o acerto. O jovem tem vínculo até o fim de abril e já pode fechar com outros clubes.
Vargas, por sua vez, pode deixar o Galo já nesta janela de transferências. A diretoria entende que, caso chegue alguma proposta, ela será estudada. Já Kardec pretende ficar no clube e “provar seu valor”, como disse o pai do jogador ao No Ataque.
Emprestados ao Atlético
Os últimos dois nomes dessa lista são o zagueiro Bruno Fuchs, de 24 anos, e o meia Pedrinho, de 25 anos. Ambos estão no segundo ano de empréstimo ao Atlético, sendo que o segundo tem vínculo apenas até junho.
O defensor alternou entre momentos de titularidade e reserva na temporada passada, tendo sofrido bastante com lesões. Uma nova permanência depende de negociação com o CSKA Moscou, da Rússia, clube o qual ele tem contrato até junho de 2026.
Já Pedrinho pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Segundo o empresário do meia, Will Dantas, o time europeu quer que o jogador retorne, enquanto o Atlético sinalizou que fará uma proposta para mantê-lo.
Jogadores do Atlético com contrato até o fim de 2024
- Mariano (lateral-direito), 37 anos
- Bruno Fuchs (zagueiro), 24 anos*
- Jemerson (zagueiro), 31 anos
- Edenilson (volante), 34 anos
- Alan Franco (volante), 25 anos
- Pedrinho (meia), 25 anos**
- Hulk (atacante), 37 anos
- Eduardo Vargas (atacante), 34 anos
- Alan Kardec (atacante), 34 anos
- Isaac (atacante), 19 anos***
*Está emprestado pelo CSKA Moscou
**Está emprestado pelo Shakhtar Donetsk até junho de 2024
***Tem contrato até abril de 2024