Pressionado por boa parte da torcida do Atlético, o técnico Felipão tem apenas 20% de aproveitamento em clássicos no comando do Galo. Os números evidenciam um desempenho ruim em jogos importantes para o clube, contra os principais rivais estaduais.
Felipão foi contratado pelo Atlético em junho de 2023, após saída polêmica do argentino Eduardo Coudet. Desde a chegada ao Galo, o experiente treinador gaúcho comandou a equipe alvinegra em cinco clássicos, com três empates e duas derrotas.
Clássicos do Atlético sob o comando de Felipão
- 2/7/2023 – Atlético 2 x 2 América – Mineirão – Campeonato Brasileiro
- 22/10/2023 – Atlético 0 x 1 Cruzeiro – Arena MRV – Campeonato Brasileiro
- 4/11/2023 – América 1 x 1 Atlético – Parque do Sabiá – Campeonato Brasileiro
- 3/2/2024 – Atlético 0 x 2 Cruzeiro – Arena MRV – Campeonato Mineiro
- 24/2/2024 – América 1 x 1 Atlético – Independência – Campeonato Mineiro
Em 2023, os tropeços nos clássicos com Felipão custaram caro para as pretensões do Atlético na última edição do Campeonato Brasileiro. O Galo terminou a competição quatro pontos atrás do líder Palmeiras, tendo somado dois (de nove possíveis) nos embates contra América e Cruzeiro sob o comando do gaúcho.
No início da atual temporada, o cenário segue negativo. Contra Raposa e Coelho, o time alvinegro teve atuações inconstantes, voltando a ser superado pelo Cruzeiro em plena Arena MRV e tendo sido “salvo” por Rubens no último minuto do mais recente duelo contra o América.
Felipão se vê pressionado no comando do Atlético
Se o respaldo de Felipão com a diretoria do Atlético segue presente, o cenário é praticamente oposto para a maior parte da torcida. No último sábado (24/2), no Independência, em Belo Horizonte, Scolari foi hostilizado por atleticanos em diversos momentos do empate com o América pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.
A principal crítica está relacionada ao desempenho da equipe alvinegra e às escolhas técnicas e táticas do treinador neste início de temporada. Além disso, algumas atitudes e falas recentes do gaúcho não repercutiram bem entre os torcedores.
Nas redes sociais, alguns apontam que Felipão não investe na identificação com o clube mineiro. O “sinta-se em casa” direcionado por Scolari ao técnico Nicolás Larcamón, do Cruzeiro, antes do clássico na Arena MRV, incomodou atleticanos neste sentido.
Outro motivo de debate tem sido a postura do treinador em entrevistas coletivas. No último sábado, o gaúcho gerou revolta ao declarar: “Cada um que paga seu ingresso tem direito à sua opinião. Agora, quem não paga ingresso não tem direito à opinião”.
Atlético terá novos clássicos caso avance no Mineiro
O time de Felipão terá de dar resposta positiva praticamente imediata caso avance às semifinais do Campeonato Mineiro, no próximo sábado (2/3). Diante do atual cenário do Estadual, o Atlético enfrentará América ou Cruzeiro na próxima fase da competição.
O próximo compromisso do Galo, de toda forma, é contra o Ipatinga, às 16h30 do próximo sábado, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O duelo será disputado pela oitava rodada do Mineiro.
Caso se classifique junto ao Atlético às semis do Estadual, Felipão terá a oportunidade de iniciar um novo momento no comando da equipe alvinegra e melhorar os números em jogos contra os maiores rivais do clube. Ao torcedor do Galo, resta a esperança de dias – e desempenhos – melhores.