MERCADO DA BOLA

Atlético acerta contratação do técnico Gabriel Milito

Argentino Gabriel Milito, de 43 anos, será o novo técnico do Atlético; partes vão assinar contrato válido até dezembro de 2025
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético acertou a contratação do técnico argentino Gabriel Milito, de 43 anos. O contrato do treinador com o Galo será válido até dezembro de 2025.

A informação foi antecipada pelo jornalista César Luis Merlo e confirmada pelo No Ataque no início da tarde deste sábado (23/3). Em contato com fonte próxima ao treinador, a reportagem apurou que Milito enxerga o Atlético como um “grande clube, com bons jogadores”.

O argentino acredita que pode fazer a equipe jogar bem, assimilando os principais conceito de suas ideias de jogo. Internamente, no Galo, há otimismo de que o ex-zagueiro fará um grande trabalho e agradará aos torcedores com a filosofia ofensiva de futebol que costuma aplicar nos times que comanda.

A expectativa é que Gabriel Milito chegue ao Brasil no início da próxima semana para assinar contrato com o Atlético. O treinador conduzirá seu primeiro projeto à frente de uma equipe brasileira.

As negociações tiveram papel ativo de Victor Bagy, diretor de futebol alvinegro. O ex-goleiro, um dos maiores ídolos da história do clube, viajou à Argentina e conduziu pessoalmente as tratativas com o treinador argentino.

Milito chega ao Atlético como sucessor de Felipão, demitido na última quarta-feira (20/3). O trabalho do gaúcho não agradava diretoria e torcedores dentro das quatro linhas, e a relação ríspida com imprensa e atleticanos também era alvo de críticas.

Gabriel Milito, técnico argentino que negocia com o Atlético - (foto: Luis Robayo/AFP)
Gabriel Milito, técnico argentino acertado com o Atlético(foto: Luis Robayo/AFP)

Quem é Gabriel Milito?

Natural de Bernal, na Argentina, Gabriel Milito tem 43 anos e foi um zagueiro de bom nível no futebol mundial. Revelado pelo Independiente (Argentina), passou por Zaragoza (Espanha) e Barcelona (Espanha) antes do retorno ao Independiente para encerrar a carreira, em 2012.

Também como jogador, disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Argentina, além das Copas América de 2007 e 2011. No currículo, tem títulos do Campeonato Argentino (2002), do Campeonato Espanhol (2009/2010 e 2010/11), da Champions League (2010/2011) e outros.

Como técnico, Milito já teve cinco trabalhos: dois no Estudiantes (Argentina), um no Independiente, um no Deportivo O’Higgins (Chile) e o mais recente no Argentinos Juniors. O profissional de 43 anos ainda não conquistou títulos como treinador.

O último trabalho, no Argentinos Juniors, foi o mais longo. Foram quase três temporadas no comando do clube, com 135 jogos, 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas – aproveitamento geral de 50,8%.

Compartilhe