É fato que muitos técnicos levam os aprendizados das carreiras como jogadores para a beira do campo. Mas e quando um de seus mentores foi um dos maiores da história na função? É o caso de Gabriel Milito, novo comandante do Atlético, e outros quatro treinadores, que trabalharam com Pep Guardiola.
O que está fazendo mais sucesso na atual temporada é, sem dúvidas, o espanhol Xabi Alonso, que foi jogador do técnico no Bayern de Munique. O ex-volante ainda não perdeu com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, com 33 vitórias e cinco empates, além da liderança da Bundesliga. Esse é seu primeiro trabalho por um time profissional.
Outro em uma grande liga é o também espanhol Xavi, que está no Barcelona, onde fez história como meio-campista. Como técnico, ele passou por turbulências na temporada e já acertou a saída do clube após o término das competições. Ainda assim, o time espanhol está nas quartas de final da Liga dos Campeões e em segundo na La Liga, oito pontos atrás do Real Madrid.
Xavi, que tem cinco anos na função, também trabalhou no Al-Sadd, do Catar. Ele soma 10 títulos no currículo: duas Ligas do Catar, duas Taças do Catar, duas Emir Cup do Catar, uma Taça da Liga do Catar, uma Supertaça do Catar, um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.
Já o belga Vicent Kompany tem o mesmo tempo de trajetória como técnico. Lenda do Manchester City, ele ajudou o Burnley a conquistar a Championship subir para a Primeira Divisão na Inglaterra e agora luta contra o rebaixamento. Seu time está em 19º lugar, a cinco pontos da primeira equipe fora do Z3. Antes, comandou o Anderlecht, da Bélgica, por duas temporadas.
O último integrante da lista além de Milito é um brasileiro: Sylvinho. Após trabalhos contestados por Lyon, da França, e Corinthians, o ex-jogador do Barcelona tem cinco vitórias em 11 jogos pela Seleção da Albânia.
Milito no Atlético
Gabriel Milito, por sua vez, foi comandado por três temporadas por Guardiola no Barcelona, entre 2008 e 2011. Durante entrevista de apresentação no Atlético, na quarta-feira, o ex-zagueiro disse que aprendeu muito com o espanhol, mas que quer transmitir as próprias ideias para seus jogadores.
“Tive muitos bons treinadores. Guardiola sem dúvidas foi um dos melhores. Aprendi muitos conceitos com ele, muitos. E depois com meus próprios ideais de jogo, de futebol, e tento aplicá-los. O primeiro que temos que fazer é ser autêntico. Não podemos imitar outro treinador”, afirmou, em evento na Arena MRV.
Agora, o argentino terá a chance de mostrar seu modelo de jogo na estreia do Atlético. O time enfrentará o Cruzeiro neste sábado, às 16h30, na Arena MRV, pela ida da final do Campeonato Mineiro.
Treinadores atuais que foram comandados por Pep Guardiola:
- Xabi Alonso – Bayer Leverkusen
- Xavi – Barcelona
- Kompany – Burnley
- Gabriel Milito – Atlético
- Sylvinho – Albânia