O meio-campista Patrick, de 31 anos, está próximo de deixar o Atlético para defender o Santos na Série B do Campeonato Brasileiro. É o que indicou Marcelo Teixeira, presidente do clube paulista, em entrevista ao UOL neste sábado (13/4). O dirigente adota otimismo por um desfecho positivo nas negociações com o Galo.
Atlético e Santos discutem a transferência de Patrick já há algumas semanas. A ideia inicial passava por um contrato de empréstimo, como noticiou o No Ataque na última quinta-feira (11/4), mas existe a possibilidade de que o negócio seja sacramentado de maneira definitiva, com o Peixe pagando ao Galo pela aquisição de direitos econômicos do atleta.
“Não gosto de fazer antecipações de nomes de jogadores enquanto estamos definindo. Óbvio que existe uma tratativa junto ao Atlético. Essa tratativa pode ter uma solução da maneira que as diretorias estão conversando. Há a possibilidade não apenas do empréstimo, como do acerto definitivo. Acredito que esteja bem encaminhada essa questão.”
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, ao UOL
Em apresentação feita pelo Atlético ao treinador Gabriel Milito, em março, a disposição do elenco do Galo em um dos slides contava com quatro jogadores marcados em vermelho, como possíveis saídas ao longo da temporada. Patrick, que tem contrato com o clube até dezembro de 2025, era um deles.
O meio-campista atua principalmente pelo lado esquerdo do setor, mas também pode jogar por dentro. Com Felipão, vinha sendo pouco utilizado. Nos dois jogos para os quais foi relacionado com o argentino Gabriel Milito, Patrick não saiu do banco de reservas.
O jogador se recupera de um edema na coxa esquerda e ficou de fora dos dois últimos compromissos alvinegros (Cruzeiro e Rosario Central). Costumeiramente, o Atlético não divulga prazos de recuperação dos jogadores lesionados.
Patrick no Atlético
Patrick foi contratado pelo Atlético em janeiro de 2023, ainda com o argentino Eduardo Coudet no comando do Galo. O clube mineiro desembolsou R$ 8 milhões por 80% dos direitos econômicos do atleta.
Figura constantemente acionada no ano passado, Patrick não rendeu o esperado pelos torcedores alvinegros. Com a camisa preta e branca até aqui, foram 48 jogos (apenas 15 como titular), com um gol e duas assistências.
Embora a janela de transferências tenha se encerrado em 7 de março, o Galo se apoia em uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas. Entre os dias 1° e 19 de abril, clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão a oportunidade de contratar e registrar jogadores que tenham sido inscritos em algum estadual – caso de Patrick.