O Atlético teve mais uma atuação convincente ao vencer o Sport por 2 a 0, nesta terça-feira (30/4), na Arena MRV, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Além dos gols de Zaracho e Guilherme Arana, o Galo teve dois tentos anulados por posição de impedimento – um de Gustavo Scarpa, no primeiro tempo, e outro de Eduardo Vargas, na etapa final. O placar só não foi mais elástico porque o goleiro Caíque França, do time pernambucano, destacou-se com grandes defesas.
O desempenho da equipe treinada por Gabriel Milito encheu os olhos de um campeão da Libertadores pelo clube alvinegro. Hoje comentarista do SporTV, o ex-lateral-esquerdo Richarlyson elogiou as alternativas criadas pelo comandante argentino, como a opção pelo meio-campista Rodrigo Battaglia na zaga.
“Me chama muita atenção a ousadia do Milito de trazer o Battaglia para jogar com os zagueiros e o Saravia. O Milito gosta de amplitude, velocidade e qualidade. Aí ele traz os jogadores que não apenas marcam, mas também têm uma saída de jogo e uma inteligência tática incrível”, avaliou o titular na conquista continental do Galo em 2013.
O analista do Troca de Passes enalteceu a importância dos argentinos Zaracho, Battaglia e Saravia para a comunicação com Milito. “Essa questão de o treinador ser argentino e ter jogadores do país traz uma confiança diferente. Ele pode conversar diferente com eles no sentido de ‘olha, cheguei aqui, eu preciso de vocês, vocês estão há mais tempo que eu, então me ajudem a entender o contexto'”.
Por fim, Richarlyson cravou que o Galo lutará pelo troféu em todas as competições. “Tem um elenco que, desde o ano passado, a gente vem falando que é um elenco, junto com o Palmeiras e o Flamengo, para disputar todos os títulos. Então, sim, principalmente neste momento, o Atlético tem demonstrado que é um time forte. Tem elenco forte para brigar por tudo”.
Milito no Atlético
Contratado em 24 de março para o lugar de Luiz Felipe Scolari, Milito completou dez jogos pelo Atlético. São sete vitórias e três empates, com 23 gols marcados e oito sofridos. Atletas como o volante Otávio, o armador Gustavo Scarpa e o atacante Paulinho melhoraram de rendimento graças às mudanças táticas promovidas pelo ex-zagueiro do Barcelona e da Seleção Argentina.
Na final do Mineiro, o técnico conduziu a equipe ao triunfo sobre o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão. Gabriel teve boa leitura de jogo ao adiantar o time assim que conseguiu o empate, em cabeceio de Saravia, e reforçar a defesa após alcançar a virada, em pênalti convertido por Hulk. O Galo ainda anotou o terceiro em contra-ataque puxado por Paulinho e concluído por Scarpa.
O Atlético também começou bem a Copa Libertadores, com vitórias diante de Caracas-VEN (4 a 1), Rosario Central-ARG (2 a 1) e Peñarol-URU (3 a 2), e o Campeonato Brasileiro, do qual é vice-líder, com oito pontos. O alvinegro empatou com Corinthians (0 a 0) e Criciúma (1 a 1) e ganhou de Cruzeiro e Cuiabá (ambos por 3 a 0).