Já classificado para as oitavas de final, o Atlético tem um novo objetivo na Copa Libertadores: garantir a liderança no Grupo G. É com esse intuito que o Galo encara o Peñarol nesta terça-feira (14/5), a partir das 19h (de Brasília), no Estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. O No Ataque traz, a seguir, as principais informações da partida: onde assistir, prováveis escalações, desfalques, arbitragem e mais.
O alvinegro é o único time com 100% de aproveitamento na competição e precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar da chave. Com 12 pontos, ainda pode ser ultrapassado pelo próprio Peñarol, que soma seis na segunda posição.
O clube também pode assegurar a melhor campanha geral da fase de grupos e, assim, decidir os jogos do mata-mata em casa. Para isso, torce por tropeços de Talleres, Bolívar, Palmeiras e River Plate.
Boa fase nos dois lados
A última partida do Atlético foi justamente pelo torneio continental. Na terça-feira passada, a equipe contou com gol de Paulinho, no fim, para vencer o Rosario Central por 1 a 0 no Estádio Gigante de Arroyto, em Rosário, na Argentina. Esse foi o 12ª jogo do Galo sem derrotas sob o comando de Gabriel Milito.
O calendário marcava um jogo contra o Grêmio no sábado, mas o confronto pelo Campeonato Brasileiro foi adiado devido às enchentes que têm afetado drasticamente o povo no sul. Com isso, o elenco teve uma semana completa de preparação.
Os Carboneros, por sua vez, também vivem bom momento na temporada. A equipe comandada por Diego Aguirre, ex-Atlético, está invicta e lidera o Campeonato Uruguaio com 10 vitórias e dois empates.
A última derrota foi justamente para o Galo, no primeiro turno da fase de grupos. Desde então, os uruguaios somam um empate e três triunfos. O último deles ocorreu no sábado, quando bateu o Wanderers por 1 a 0 em casa.
Peñarol x Atlético: onde assistir
A partida pela Libertadores terá transmissão no canal fechado e no streaming da ESPN.
- ESPN
- Star Plus
Peñarol x Atlético: prováveis escalações
Peñarol
O Peñarol tem uma longa lista de desfalques. O mais recente deles é o zagueiro/volante Javier Méndez, ex-América, que vinha sendo titular com Aguirre.
Outro no setor que deverá ficar de fora é Martín Gianoli. O defensor se envolveu em um choque de cabeça no jogo passado e precisou ir ao hospital. Ele deverá ser desfalque por uma semana, segundo a imprensa uruguaia.
A única dúvida na escalação dos Carboneros é na lateral-direita. Bryon Castillo e Pedro Milans têm alternado na posição e brigam pela titularidade contra o Atlético.
- Provável escalação do Peñarol: Aguerre; Bryon Castillo (Pedro Milans), Léo Coelho, Gusmán Rodríguez e Maxi Oliveira; Damián Garcia, Gastón Ramírez, Leonardo Fernández e Eduardo Darias; Leonardo Sequeira e Maximiliano Silvera. Técnico: Diego Aguirre
- Pendurados do Peñarol: Gastón Ramírez
- Desfalques do Peñarol: Javier Méndez, Amores, Franco González, Camilo Mayada e Javier Cabrera (todos lesionados)
Atlético
O Atlético tem apenas uma novidade para a partida. Trata-se do zagueiro Mauricio Lemos, que foi desfalque no jogo contra o Rosario devido a dores na região lombar.
O meia Gustavo Scarpa não participou dos últimos dois treinos com bola e pode ser poupado. Caso isso ocorra, Alisson é o favorito para assumir a titularidade.
A outra dúvida na escalação é na zaga. Bruno Fuchs e Jemerson têm revezado no setor, mas a tendência é que o primeiro inicie o duelo.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Bruno Fuchs (Jemerson) e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Gustavo Scarpa (Alisson); Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito
- Pendurados do Atlético: Jemerson e Saravia
- Desfalques do Atlético: Rubens (entorse no joelho esquerdo) e Paulo Vitor (ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo)
Peñarol x Atlético: os personagens
Diego Aguirre, técnico do Peñarol: “Tratamos de separar Copa [Libertadores] e Campeonato Uruguaio, mas tudo incide, também tomamos algumas decisões pensando no Wanderers, mas sabemos que teremos uma partida espetacular com o Atlético Mineiro pela Libertadores em casa”
Hulk, atacante do Atlético: “Vamos procurar jogar nosso futebol, fazer o que estamos fazendo. Não vai ser fácil, assim como todos os jogos que a temos enfrentado. Não é fácil essa invencibilidade como estamos tendo. É sempre mais difícil manter, pois o próximo adversário quer quebrar. Mas é entrar focado, concentrado, saber marcar e quando tiver a bola ter a confiança e ousadia de jogar como estamos jogando”
Peñarol x Atlético: arbitragem
- Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
- Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e Jhon Gallego (Colômbia)
- VAR: Leonard Mosquera (Colômbia)