Contratado pelo Nacional em dezembro de 2024, o meia-atacante venezuelano Rómulo Otero, que soma mais de 100 partidas pelo Atlético, finalmente desencantou pelo gigante uruguaio na noite desse domingo (6/4) e encerrou em grande estilo jejum de gols que já durava quase cinco meses.
Otero marcou gols golaços na goleada por 4 a 0 do gigante uruguaio sobre o Cerro Largo, no Estádio Arquitecto Eleuterio Ubille, em Melo, no Uruguai, pela 10ª rodada da liga nacional, e foi eleito o melhor jogador da partida.
O primeiro tento de Rómulo com a camisa do Nacional veio aos 31 minutos do primeiro tempo, para ampliar a vantagem da equipe na partida para 2 a 0. O meia recebeu passe do volante Luciano Boggio na entrada da área e, de pé-esquerdo, acertou belo chute no ângulo direito do goleiro argentino Gino Santillo.
Aos 18 minutos do segundo tempo, Otero fez o terceiro gol do gigante uruguaio com sua “marca registrada”: cobrança de falta. Exímio cobrador de tiros livres, o venezuelano encobriu a barreira com precisão e acertou a gaveta esquerda de Santillo, que sequer se mexeu.
Otero pelo Nacional
Os dois primeiros gols do venezuelano pelo Nacional vieram no 11º jogo dele pelo clube e podem ser importantes para que ele ganhe a titularidade da equipe treinada pelo uruguaio Martín Liguera.
Desde que chegou, Otero foi titular em apenas quatro jogos e foi acionado do banco de reservas em outros sete.
Fim de jejum
Antes dos dois golaços marcados contra o Cerro Largo, a última vez que Otero havia balançado as redes foi no dia 11 de novembro de 2024, quando ainda atuava pelo Santos.
Curiosamente, o tento também foi um golaço de falta. Aos 40 minutos do segundo tempo de partida contra o Coritiba, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, ele acertou chute de efeito em tiro livre de longa distância e deu números finais à vitória do Peixe por 2 a 0 no Couto Pereira, em Curitiba, aproximando a equipe do título – que viria a ser confirmado apenas cinco dias depois.
Otero foi importante na campanha do Santos ao longo do ano passado, com 13 gols e cinco assistências vestindo a camisa do alvinegro praiano.
As passagens de Otero pelo Atlético
Conhecido pelos potentes chutes de fora da área, pela ambidestria e por ser um exímio cobrador de faltas, Otero teve duas passagens pelo Galo. A primeira, na qual mais se destacou, foi entre 2016 e 2018; a segunda, entre 2019 e 2020, após retornar de empréstimo ao Al-Wehda, da Arábia Saudita.
O venezuelano, que era considerado “xodó” da torcida no início de sua trajetória com a camisa alvinegra, é o quarto maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 26 gols marcados em 125 partidas oficiais disputadas. Ele também distribuiu 14 assistências pelo time mineiro.