O Atlético pode ter sido o responsável, mesmo que indireto, pela extinção do primeiro time de futebol fundado em Belo Horizonte. Após três derrotas seguidas para o alvinegro na década de 1900, o Sport Club Football encerrou suas atividades e virou lenda.
Esse caso curioso é tema do quarto episódio do “Chama o VAR”. No decorrer desta reportagem, vamos contar melhor o que aconteceu.
O “Chama o VAR” é uma série especial do No Ataque e do Estado de Minas para relembrar (e desvendar) casos emblemáticos dos gramados de Minas Gerais.
- No primeiro episódio, relembramos as maiores goleadas entre Atlético e Cruzeiro e verificamos o placar de 9 a 2. Clica aqui pra ver!
- Já no segundo, fomos atrás da história por trás de “La Bestia Negra”, apelido que virou símbolo da torcida celeste. Confira aqui!
- No episódio anterior, voltamos a 1925 para relembrar a saga do decacampeonato do América, que só foi reconhecido quase 90 anos depois. Leia aqui!
Estreia vitoriosa
Em 21 de março de 1909, o Clube Atlético Mineiro, às vésperas de seu primeiro aniversário, estreou oficialmente nos campos em uma partida contra o Sport Club Football, agremiação considerada pioneira do futebol na capital mineira, fundada em 1904. O duelo terminou com vitória do Galo por 3 a 0.
Quem marcou o primeiro gol da história alvinegra foi Aníbal Machado, conhecido como Pingo. Os outros foram feitos por Zeca Alves e Mário Neves.
O Sport Club solicitou uma revanche, que ocorreu no domingo seguinte. Mas o cenário não mudou: novo triunfo atleticano, desta vez por 2 a 0, com dois gols de Pingo.
Na época, Aníbal era um jovem futebolista de 14 anos. Depois da fase como jogador, participou da diretoria do clube e é reconhecido nacionalmente como escritor.
A partida do fim
Sem sucesso nos primeiros embates, a equipe pioneira fundada pelo carioca Victor Serpa insistiu em uma terceira partida, disputada um mês depois. Foi quando o Atlético aplicou a maior goleada da série: 4 a 0.
Posteriormente a esses confrontos, os jogadores do Sport Club Football decidiram encerrar as atividades. O episódio é relatado na enciclopédia Atlético de Todos os Tempos, do jornalista, radialista e historiador Adelchi Ziller.
Sport Club Football em 1904