O volante Alan Franco, da Seleção Equatoriana e do Atlético, despertou interesse do Valencia, da Espanha. A informação foi divulgada pelo jornalista Matteo Moretto, do jornal Marca.
O plano A do Valencia para o meio-campo é o italiano Nicolás Fonseca, do León. Apesar disso, o time mexicano não quer negociá-lo neste momento. Com a negativa, o clube espanhol estuda outros nomes no mercado.
“As negociações entre o Valencia e o Club León FC por Nicolás Fonseca fracassaram: o clube mexicano informou ao Valencia que se retirará definitivamente das negociações nas próximas horas”, disse Moretto.
“O Valencia já considera possíveis nomes alternativos: um deles é Alan Franco, do Clube Atlético Mineiro. Ele não é a única opção, mas certamente é um perfil que está sendo avaliado internamente”, acrescentou.
La negociación entre el Valencia y el Club León FC por Nicolás Fonseca se ha roto: el club mexicano ha comunicado al Valencia que se retirará definitivamente de las conversaciones en las próximas horas.
— Matteo Moretto (@MatteMoretto) July 30, 2025
Por otro lado, el Valencia ya baraja posibles nombres alternativos: uno de…
Nesta temporada, Alan Franco disputou 26 jogos com a camisa do Atlético. Pela Seleção Equatoriana, ele foi titular em quatro jogos das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026.
Em março, o Galo ampliou o contrato do volante até 2027.
Alan Franco no Atlético
Alan Franco é jogador do Atlético desde julho de 2020, quando foi contratado a pedido do técnico Jorge Sampaoli. Naquela oportunidade, o clube mineiro desembolsou cerca de R$ 12,8 milhões para tirar o atleta do Independiente del Valle-EQU.
As duas primeiras temporadas do equatoriano com a camisa preta e branca foram discretas em campo, com três gols em 48 jogos. Mesmo tendo feito parte do ano mais vitorioso da história do Galo (2021), o volante acabou cedido por empréstimo ao Charlotte FC-EUA e, posteriormente, ao Talleres-ARG.
Franco retornou ao Atlético em meados de 2023. Desde então, participou de 95 jogos, tendo se firmado como titular ainda no ano passado, sob o comando do argentino Gabriel Milito.
Em 2025, Franco tem desempenhado nova função com Cuca. Como primeiro volante, o equatoriano tem agradado a boa parte da torcida e foi alvo de elogios do treinador paranaense.