Ex-promessa do Atlético, o atacante Alerrandro encerrou em grande estilo “seca” de gols e anotou seu primeiro tento pelo CSKA Moscou nesse domingo (3/8), no clássico russo contra o Zenit, no Estádio Krestovsky, em São Petesburgo, pela terceira rodada do campeonato local.
O centroavante amargava jejum de 11 jogos sem balançar as redes pelo time europeu. Mineiro de Lavras, o jogador de 25 anos foi contratado em fevereiro deste ano junto ao Red Bull Bragantino. O valor desembolsado, segundo o Uol, foi de 5 milhões de euros – cerca de R$ 30 milhões na cotação da época.
O mineiro atraiu a atenção do Velho Continente após brilhar no Vitória em 2024 – emprestado pelo clube de Bragança Paulista, Alerrandro foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado com 15 gols, ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians.
Como foi o belo gol de Alerrandro
Camisa 7 do CSKA, Alerrandro balançou a rede aos 33 minutos da partida contra o Zenit.
Ele recebeu passe do meia russo Matvey Kislyak na entrada da área e acertou belo chute rasteiro – sem força, mas com grande precisão – no canto direito do goleiro Evgeni Latyshonok.
Alerrandro opened the scoring for CSKA against Zenit 🇧🇷🇷🇺
— Scout Brazil (@ScoutBrazil_) August 3, 2025
The 25-year-old striker was among the joint top scorers in last year’s Brazilian League.
pic.twitter.com/18xMMIKnxT
Relembre a passagem de Alerrandro pelo Atlético
Alerrandro chegou ao Atlético em 2014, ainda aos 14 anos, e concluiu a formação para se tornar atleta profissional na Cidade do Galo. O jogador teve destaque na base, empilhando artilharias e títulos.
Lançado pelo clube mineiro no time principal em 2018, Alerrandro se firmou e caiu nas graças da torcida em 2019. Ao todo, foram 13 gols e três assistências em 41 jogos com a camisa preta e branca, com direito à vice-artilharia da equipe no segundo ano entre os profissionais.
No fim daquela temporada, no entanto, o centroavante caiu de rendimento e perdeu espaço. Quando negociado ao RB Bragantino, Alerrandro era a terceira opção no ataque alvinegro.
Naquela oportunidade, o atleta foi vendido por 3 milhões de euros ao Massa Bruta. Na cotação da época, os valores correspondiam a cerca de R$ 14 milhões – montante considerado expressivo, já que o clube mineiro atravessava momento de austeridade financeira.
A carreira de Alerrandro pós-Atlético
Após a saída do Atlético, Alerrandro atuou por quatro temporadas no RB Bragantino e somou bons números. Ao todo, foram 26 gols e 11 assistências em 123 partidas com a camisa do clube de Bragança Paulista.
Em janeiro do ano passado, Alerrandro foi emprestado ao Vitória. Pelo rubro-negro de Salvador, o mineiro desencantou e viveu a temporada mais artilheira da carreira, com 21 gols marcados em 52 partidas. Ele também distribuiu sete assistências ao longo de 2024.
Um dos tentos do mineiro roubou a cena do Campeonato Brasileiro: em agosto, ele acertou bicicleta perfeita para encobrir o goleiro Cássio no empate por 2 a 2 entre Vitória e Cruzeiro. Ao fim da competição, o gol foi eleito o mais bonito do torneio.
Ao fim de 2024, Alerrandro retornou ao Red Bull Bragantino. O Vitória tentou comprá-lo, mas não teve sucesso e, pouco depois do fim das negociações entre os clubes, o jogador decidiu ir para o CSKA, que pago