O Atlético divertiu sua torcida nas postagens que antecederam o anúncio do técnico Jorge Sampaoli. Nesta terça-feira (2/9), o argentino de 65 anos fechou contrato com o Galo até dezembro de 2027. Ele iniciará a segunda passagem pelo clube nesta quarta-feira (3/9), já de olho no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, no dia 11 de setembro, no Mineirão.
A primeira publicação, às 20h50, foi um “boa noite” sucedido de uma interrogação. Minutos depois, o Galo compartilhou um vídeo da Arena MRV exibindo uma mensagem de “bom dia”. Ao fundo, uma trilha de rock argentino, gênero musical predileto de Sampaoli.
Mas por que a mensagem de bom dia? A zoação tem a ver com uma declaração do ex-lateral-esquerdo Fábio Santos, atualmente comentarista da ESPN, que defendeu o time alvinegro de 2016 a 2020.
Segundo Fábio Santos, Sampaoli não cumprimentava os jogadores antes dos treinos na Cidade do Galo. “Ele não me deu bom dia durante quatro meses. Não é pessoal, é dele. Um dia contava história, no outro dia não falava com ninguém, só xingava. Chegava a ser engraçado de tão insuportável”.
Cadeira de boteco
Às 21h05, mais uma brincadeira do Atlético. O clube publicou uma foto de uma cadeira e uma mesa vermelha de plástico – típicas de bares e botecos – posicionadas em frente ao banco de reservas da Arena MRV.
A origem do meme tem a ver com a clássica imagem de Sampaoli em sua primeira partida pelo Galo, contra o Villa Nova, na noite de 13 de março de 2020, pelo Campeonato Mineiro.
O treinador se sentou justamente em uma dessas cadeiras no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Atlético venceu o Villa Nova por 3 a 1.
Na época, torcedores fizeram montagens com uma mesa vermelha e uma garrafa de cerveja, como se Jorge estivesse tomando uma gelada em um botequim.
‘Felicidade por estar em campo’
Por fim, o Atlético resgatou uma declaração de Sampaoli na primeira passagem pelo clube, de março de 2020 a fevereiro de 2021. “Para mim, o mais importante é a felicidade que sinto no coração por estar dentro de campo”.
Em seguida, a canção “A La Carga Mi Rocanrol”, da banda argentina de rock La Renga, embalou os registros da carreira do técnico, que, entre diversos trabalhos, conduziu Universidad de Chile, Sevilla, seleções de Argentina e Chile, Santos e Flamengo.
O desfecho trouxe um diálogo de Jorge Sampaoli com o presidente atleticano Sérgio Coelho. “No futuro, nos encontraremos novamente”, disse o dirigente. “Certamente”, respondeu o argentino.
Sampaoli no Atlético
Será a segunda passagem de Sampaoli pelo Atlético. Na primeira, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, ele contabilizou 26 vitórias, oito empates e 10 derrotas em 45 partidas, com aproveitamento de 63,7%.
À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e foi terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 68 pontos – três a menos que o campeão Flamengo.
Sampaoli foi um dos principais responsáveis pela montagem do elenco que viria a ter “ano mágico” em 2021. Na temporada seguinte, com Cuca no comando, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Nomes importantes para história do clube mineiro – como o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o meio-campista Nacho Fernández e o atacante Keno – foram pedidos diretos do argentino à diretoria. O alto nível de exigência do treinador foi decisivo para o início da era mais vitoriosa do Atlético.