CRUZEIRO

Cruzeiro: Ronaldo voltará a Minas para receber título de cidadão honorário

Dono da SAF do Cruzeiro e gestor do futebol do clube, Ronaldo Fenômeno ganhará título de cidadão honorário de Minas Gerais
Foto do autor
Compartilhe

Ronaldo Fenômeno receberá, na próxima quarta-feira (27/3), a partir das 19h, o título de cidadão honorário de Minas Gerais. A homenagem é de autoria de 26 parlamentares da Assembleia Legislativa do estado (ALMG), que destacaram os feitos do ex-atacante para o futebol como fator determinante.

Cria das categorias de base do Cruzeiro, Ronaldo atuou entre 1993 e 1994 com a camisa celeste. Hoje, ele é dono de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube que o revelou. A carreira como gestor celeste começou em dezembro de 2021.


Origem de Ronaldo

Apesar de nunca ter atuado profissionalmente no Rio de Janeiro, Ronaldo deu os primeiros passos no futebol no time amador do bairro São Cristóvão. Nascido e criado na Cidade Maravilhosa, o ex-centroavante se mudou para Belo Horizonte, em 1993, meses antes de completar 16 anos. Após um curto período na base, foi alçado ao elenco principal do Cruzeiro.

Carreira de Ronaldo pelo Cruzeiro e pela Seleção Brasileira

No período como jogador, o Fenômeno marcou 56 gols em 58 partidas pela Raposa. Ainda como jogador do Cruzeiro, foi convocado e venceu a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

Um dos maiores ídolos da história da Seleção Brasileira, Ronaldo voltou a vencer o Mundial em 2002, em edição marcante disputada no Japão e na Coreia do Sul.

Além do Cruzeiro, Ronaldo atuou pelo Corinthians no Brasil. Na Europa, defendeu o PSV, da Holanda; Barcelona e Real Madrid, da Espanha; e Internazionale e Milan, da Itália.

Compartilhe