CRUZEIRO

Ídolo do Cruzeiro, Marcelo Moreno indica o que fará após se aposentar do futebol

Marcelo Moreno aposentará do futebol em 7 de abril, data do clássico entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão, pela final do Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

Ídolo da torcida do Cruzeiro dentro e fora de campo, Marcelo Moreno já planeja os próximos passos da carreira após a aposentadoria do futebol. O atacante boliviano de 36 anos encerrará sua trajetória como atleta profissional na próxima semana.

A ‘última flechada’ de Moreno será dada antes do clássico entre Cruzeiro e Atlético, em 7 de abril (domingo), em Belo Horizonte, pela partida de volta da final do Campeonato Mineiro. Horas antes de a bola rolar no Mineirão, o centroavante entrará em campo para se despedir dos cruzeirenses.

Enquanto o reencontro com a torcida estrelada não chega, Marcelo já pensa no que fará após ‘pendurar as chuteiras’ de vez. Embora ainda não tenha cravado por qual caminho deseja seguir, uma coisa é certa, ele ficará imerso no futebol.

“Eu tenho uma carreira maravilhosa aí que segue e eu vou continuar fazendo com muita paixão o que eu quero. Não sei em qual função ainda, talvez como treinador, diretor, presidente, ou, talvez, como o Ronaldo (Nazário). Vamos ver como vai ser a situação. Mas como jogador tenho certeza de que a decisão foi muito bem tomada”.

– Marcelo Moreno, ídolo do Cruzeiro.

Moreno não descartou seguir os passos de Ronaldo, ‘chefe’ do experiente atacante no Cruzeiro. O Fenômeno iniciou a trajetória como gestor de clube de futebol em 2018, quando adquiriu 51% das ações do Real Valladolid, da Espanha.

Em dezembro de 2021, Ronaldo ampliou os negócios e se tornou sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa. Ele comprou 90% das ações em meio à maior crise econômica do clube mineiro.

‘Flecheiro’ no Cruzeiro

Nas três passagens anteriores pelo Cruzeiro, Marcelo Moreno disputou 147 jogos e marcou 54 gols, estabelecendo-se como o maior artilheiro estrangeiro do clube. O boliviano conquistou três títulos: Mineiro de 2008 e 2014 e Brasileiro de 2014. Moreno foi artilheiro da Copa Libertadores de 2008, com oito gols.

No Brasileirão de 2014, balançou a rede 15 vezes, mesmo número do companheiro de equipe Ricardo Goulart e abaixo de Fred, do Fluminense (18), e Henrique Dourado, do Palmeiras (16).

Chamado de ‘Flecheiro’ por celebrar os gols simulando tiros com arco, Marcelo se destacou por ser um bom cabeceador e pela garra e determinação demonstradas nas partidas. Tais características o fizeram cair nas graças da torcida cruzeirense.

Em 2020, Moreno retornou à Toca em fase não tão boa tecnicamente. Ainda assim, contribuiu bastante com o clube, a ponto de emprestar dinheiro em meio à crise financeira agravada pela queda à Série B.

Carreira de Marcelo Moreno

Marcelo Moreno iniciou sua carreira como atleta no Oriente Petrolero, da Bolívia. Depois, passou por Vitória; Shakhtar Donetsk, da Ucrânia; Werder Bremen, da Alemanha; Wigan Athletic, da Inglaterra; Grêmio; Flamengo; Changchun Yatai, Wuhan Zall e Shijiazhuang Ever Bright, ambos da China.

Em quase 20 anos como jogador profissional, Moreno disputou mais de 600 partidas e marcou 214 gols. O camisa 9 é o maior artilheiro da história da Seleção da Bolívia, com 31 tentos em 108 jogos.

Compartilhe