Atento ao mercado em busca de um goleiro para substituir Rafael Cabral, o Cruzeiro sondou a situação de Richard, do Ceará. O portal No Ataque apurou que existem conversas em andamento entre a diretoria celeste e o clube cearense, mas ainda sem uma indicação de proposta oficial.
A reportagem consultou duas fontes ligadas ao goleiro, que divergiram sobre o interesse da Raposa. Uma afirmou que houve apenas contatos informais para saber a avaliação do arqueiro de 33 anos no mercado, enquanto a outra afirmou que as conversas estão andando. Por sua vez, Cruzeiro e Ceará não comentam negociações que ainda não foram concluídas.
Richard tem contrato com o Ceará até dezembro deste ano. A partir de julho, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Ele é avaliado pelo Cruzeiro para substituir Rafael Cabral, que tem saída iminente após momento de crise técnica e cobranças da torcida.
O No Ataque também apurou que Richard agrada ao Cruzeiro justamente por ter características semelhantes a de Cabral, visto como um líder dentro de campo. Além de ser bastante experiente, ele gosta de jogar com os pés e participar do momento de construção de jogadas.
O interesse do Cruzeiro em Richard foi adiantado pelo O Povo e confirmado pelo No Ataque, que avançou na apuração.
Números de Richard no Ceará
Richard está no Ceará desde 2019. Entre altos e baixos durante esse período, o arqueiro disputou 122 partidas com a camisa alvinegra. Neste ano, ele começou no banco de reservas, mas assumiu a titularidade após a grave lesão no joelho de Fernando Miguel e se firmou no time.
A temporada de maior destaque do jogador de 33 anos foi no ano passado. Ele foi peça-chave do time na campanha do título da Copa do Nordeste. Na final, o camisa 1 defendeu dois pênaltis e garantiu o troféu sobre o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife-PE.
Ao todo, Richard acumula três títulos pelo Vozão, sendo duas Copas do Nordeste (2020 e 2023) e um Campeonato Cearense (2024).
Situação de Rafael Cabral
Rafael Cabral vem sendo alvo de críticas dos cruzeirenses pelo desempenho nos últimos jogos. O goleiro falhou em lances capitais e passou a desagradar grande parcela dos torcedores. Ele, inclusive, ficou de fora das últimas duas listas de relacionados do Cruzeiro.
O goleiro foi vaiado no duelo com o Alianza, da Colômbia, na quinta-feira (11/4), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Diante de 18 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o time mineiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas vacilou na segunda etapa e tomou o empate por 3 a 3.
No segundo gol do Alianza, Rafael falhou ao tentar segurar a bola chutada pelo atacante Emerson Batalla. Abatido, ele ergueu os braços sinalizando um pedido de desculpas aos cruzeirenses no estádio. Contudo, não evitou o protesto ríspido.
As vaias direcionadas a Cabral começaram antes mesmo da partida, quando anunciaram o nome do arqueiro no telão do estádio. Os protestos se intensificaram após o apito final.
Na zona mista do Mineirão, o camisa 1 mostrou abatimento com as vaias. Ele assumiu o erro e se culpou pelo resultado com ‘gosto de derrota’. Rafael, inclusive, afirmou que sairia do Cruzeiro caso a diretoria entendesse que ele estaria comprometendo o desempenho do time. Depois disso, não foi mais relacionado para as partidas do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro tenta encontrar novo destino para goleiro
O Cruzeiro tenta encontrar um novo destino para Rafael, que tem contrato com o clube celeste até dezembro de 2025. O Santos foi a primeira opção, mas recuou após dar nova chance a João Paulo na meta.
A janela de transferências está fechada, mas há uma brecha que possibilita negociações até sexta-feira (19/4). As tratativas, porém, precisam ser concluídas mediante rescisão amigável entre Cruzeiro e Cabral. O mesmo vale para jogadores pretendidos pelo clube mineiro.