CRUZEIRO

Cruzeiro contata Richard, do Ceará, após saída iminente de Rafael Cabral

Cruzeiro se movimenta no mercado em busca de um substituto para Rafael Cabral, que está de saída do clube; Richard, do Ceará, foi consultado
Foto do autor
Compartilhe

Atento ao mercado em busca de um goleiro para substituir Rafael Cabral, o Cruzeiro sondou a situação de Richard, do Ceará. O portal No Ataque apurou que existem conversas em andamento entre a diretoria celeste e o clube cearense, mas ainda sem uma indicação de proposta oficial.

A reportagem consultou duas fontes ligadas ao goleiro, que divergiram sobre o interesse da Raposa. Uma afirmou que houve apenas contatos informais para saber a avaliação do arqueiro de 33 anos no mercado, enquanto a outra afirmou que as conversas estão andando. Por sua vez, Cruzeiro e Ceará não comentam negociações que ainda não foram concluídas.

Richard tem contrato com o Ceará até dezembro deste ano. A partir de julho, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Ele é avaliado pelo Cruzeiro para substituir Rafael Cabral, que tem saída iminente após momento de crise técnica e cobranças da torcida.

O No Ataque também apurou que Richard agrada ao Cruzeiro justamente por ter características semelhantes a de Cabral, visto como um líder dentro de campo. Além de ser bastante experiente, ele gosta de jogar com os pés e participar do momento de construção de jogadas.

O interesse do Cruzeiro em Richard foi adiantado pelo O Povo e confirmado pelo No Ataque, que avançou na apuração.

Números de Richard no Ceará

Richard está no Ceará desde 2019. Entre altos e baixos durante esse período, o arqueiro disputou 122 partidas com a camisa alvinegra. Neste ano, ele começou no banco de reservas, mas assumiu a titularidade após a grave lesão no joelho de Fernando Miguel e se firmou no time.

A temporada de maior destaque do jogador de 33 anos foi no ano passado. Ele foi peça-chave do time na campanha do título da Copa do Nordeste. Na final, o camisa 1 defendeu dois pênaltis e garantiu o troféu sobre o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife-PE.

Ao todo, Richard acumula três títulos pelo Vozão, sendo duas Copas do Nordeste (2020 e 2023) e um Campeonato Cearense (2024).

Situação de Rafael Cabral

Rafael Cabral vem sendo alvo de críticas dos cruzeirenses pelo desempenho nos últimos jogos. O goleiro falhou em lances capitais e passou a desagradar grande parcela dos torcedores. Ele, inclusive, ficou de fora das últimas duas listas de relacionados do Cruzeiro.

Rafael Cabral no Cruzeiro - (foto: Staff Images / Cruzeiro)
Rafael Cabral está de saída do Cruzeiro após momento de crise técnica e protestos da torcida(foto: Staff Images / Cruzeiro)

O goleiro foi vaiado no duelo com o Alianza, da Colômbia, na quinta-feira (11/4), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Diante de 18 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o time mineiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas vacilou na segunda etapa e tomou o empate por 3 a 3.

No segundo gol do Alianza, Rafael falhou ao tentar segurar a bola chutada pelo atacante Emerson Batalla. Abatido, ele ergueu os braços sinalizando um pedido de desculpas aos cruzeirenses no estádio. Contudo, não evitou o protesto ríspido.

As vaias direcionadas a Cabral começaram antes mesmo da partida, quando anunciaram o nome do arqueiro no telão do estádio. Os protestos se intensificaram após o apito final.

Na zona mista do Mineirão, o camisa 1 mostrou abatimento com as vaias. Ele assumiu o erro e se culpou pelo resultado com ‘gosto de derrota’. Rafael, inclusive, afirmou que sairia do Cruzeiro caso a diretoria entendesse que ele estaria comprometendo o desempenho do time. Depois disso, não foi mais relacionado para as partidas do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro tenta encontrar novo destino para goleiro

O Cruzeiro tenta encontrar um novo destino para Rafael, que tem contrato com o clube celeste até dezembro de 2025. O Santos foi a primeira opção, mas recuou após dar nova chance a João Paulo na meta.

A janela de transferências está fechada, mas há uma brecha que possibilita negociações até sexta-feira (19/4). As tratativas, porém, precisam ser concluídas mediante rescisão amigável entre Cruzeiro e Cabral. O mesmo vale para jogadores pretendidos pelo clube mineiro.

Compartilhe