CRUZEIRO

Acertado com Cruzeiro, Grando teve atuações brilhantes contra o clube

Pelo Grêmio, Gabriel Grando enfrentou o Cruzeiro em quatro oportunidades e foi destaque em duas delas com atuações brilhantes
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro prepara os últimos detalhes para acertar a chegada de Gabriel Grando, do Grêmio, por empréstimo até o fim do ano. O goleiro será envolvido em uma troca com Rafael Cabral, que vive crise técnica e é alvo de críticas e protestos de parte da torcida. 

Grando também vive situação semelhante à de Cabral. Revelado nas categorias de base do time gaúcho, o arqueiro de 24 anos perdeu espaço na equipe em 2024 após a chegada de Agustín Marchesín, do Celta de Vigo, da Espanha. 

Mesmo em baixa no banco de reservas do Grêmio, Gabriel ostenta atuações brilhantes em partidas contra o Cruzeiro. Ele enfrentou o futuro clube em quatro oportunidades no ano passado e só foi vazado em duas delas. 

O primeiro encontro foi na vitória mineira por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, em 22 de abril de 2023. Na oportunidade, Grando evitou três chances claras de gol dos mandantes, mas não conseguiu segurar o chute de Bruno Rodrigues após cobrança de escanteio. 

Na etapa inicial, o camisa 12 gremista fez grande defesa em chute do atacante de fora da área e um na marca do pênalti. Quando o jogo caminhava para o empate, ele fez novo milagre em desvio de Richard de dentro da pequena área. Entretanto, não foi capaz de evitar o tento de Bruno Rodrigues. 

Grando salvou o Grêmio na Copa do Brasil

Grando também salvou o Grêmio contra o Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. A atuação individual no duelo de ida, que terminou empatado por 1 a 1, na Arena, em Porto Alegre, contudo, ficou aquém do esperado. Ele sofreu um golaço de Bruno Rodrigues e levou um corta-luz do atacante em lance que foi salvo pelo zagueiro Bruno Alves. 

Na partida de volta, porém, o arqueiro se destacou com pelo menos quatro defesas difíceis na vitória por 1 a 0, no Mineirão, em BH. Grando tirou com a ponta dos dedos a bola chutada por Lucas Oliveira, aos 46 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 38’, ele rebateu a finalização de Gilberto e saiu de maneira arrojada nos pés de Mateus Vital para apanhar o rebote. 

Com a grande atuação do goleiro e com o tento anotado por Luís Suárez, o Grêmio avançou às quartas de final da competição mata-mata. 

Gabriel Grando, goleiro do Grêmio, ergue os braços para comemorar vitória sobre o Cruzeiro na Copa do Brasil - (foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
Gabriel Grando se destacou pelo Grêmio na vitória sobre o Cruzeiro – Foto: Lucas Uebel/Grêmio(foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)

O último duelo contra o Cruzeiro

O último duelo de Gabriel contra o Cruzeiro quase não exigiu esforço do goleiro. Ele praticamente assistiu à goleada por 3 a 0 sem trabalhar. A única participação foi em chute à queima-roupa do lateral-direito Helibelton Palacios.

Números do goleiro pelo Grêmio

Gabriel foi promovido ao profissional do Grêmio em 2021 e atuou em 31 jogos. Já no ano seguinte, em meio à disputa da Série B do Brasileirão, recebeu apenas 17 chances na meta. Ele alternou na posição com Brenno. 

Já em 2023, Grando virou reserva de Adriel, que se destacou antes de ser emprestado ao Bahia por atos de indisciplina. Depois, retomou a titularidade e disputou 39 partidas. 

Neste ano, fez apenas um jogo. Ele entrou em campo na goleada gremista por 4 a 1 sobre o Guarany Bagé, pela primeira fase do Campeonato Gaúcho.

Compartilhe