CRUZEIRO

Cruzeiro: supermercado de Pedrinho dobrou faturamento em três anos

Novo acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço alcançou sucesso à frente da rede Supermercados BH
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Novo acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço obteve sucesso à frente da rede Supermercados BH. A empresa fundada em 1996 cresceu de maneira substancial nos últimos três anos e dobrou sua receita.

O faturamento saltou de R$ 8,9 bilhões, em 2020, para R$ 17,3 bilhões, em 2023. Houve ainda aumento no número de lojas: de 226 para 308. As unidades estão espalhadas por 85 cidades de Minas Gerais e dez do Espírito Santo.

Pedrinho, como é conhecido o novo dono do Cruzeiro, tem Waldir Rocha Pena e Walter Santana Arantes como sócios no BH. O trio fez negociações com o Grupo DMA, proprietário do Epa e do Mineirão Atacarejo, para adquirir 34 lojas no Espírito Santo.

Faturamento do Supermercados BH*

  • 2020: R$ 8,9 bilhões
  • 2021: R$ 11,1 bilhões
  • 2022: R$ 14 bilhões
  • 2023: R$ 17,3 bilhões

*Números retirados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Quinto maior supermercado do Brasil

O Ranking Abras coloca o Supermercados BH como quinta maior companhia de varejo do Brasil. O líder no segmento é o Carrefour, com R$ 115,4 bilhões.

O setor supermercadista movimentou acima de R$ 1 trilhão em 2023, o equivalente a 9,2% do PIB do Brasil, e empregou 5,5 milhões de trabalhadores.

Quanto à margem de lucro, o dado mais recente apresentado pela Abras é de 2022: média de 2,9%. Assim, caso o Supermercados BH tenha contabilizado esse percentual, somente o superávit em 2023 ultrapassou R$ 500 milhões.

  1. Carrefour: R$ 115,458 bilhões
  2. Assaí Atacadista: R$ 72,875 bilhões
  3. Mateus Supermercados: 30,245 bilhões
  4. GPA – Extra e Pão de Açúcar: R$ 20,617 bilhões
  5. Supermercados BH: R$ 17,388 bilhões
  6. Irmãos Muffato & Cia.: R$ 15,658 bilhões
  7. Grupo Pereira: R$ 13,196 bilhões
  8. Cencosud Brasil Comercial: R$ 11,18 bilhões
  9. Mart Minas: R$ 9,436 bilhões
  10. Koch Hipermercado: R$ 7,996 bilhões

Parceiro histórico da Raposa

O Supermercados BH patrocina o Cruzeiro desde 2009. Em 15 anos de parceria, a empresa já ajudou a pagar dívidas e a colocar salários em dia, bem como emprestou dinheiro para o clube realizar contratações.

Uma das transferências mais lembradas é a de Arrascaeta, em 2015. O BH bancou 2 milhões de euros, enquanto a Raposa se comprometeu a pagar a outra metade, de forma parcelada, mas não cumpriu a obrigação dentro do prazo e respondeu a um processo do Defensor, do Uruguai, na Fifa.

Pedro Lourenço também gerou recursos para o Cruzeiro ao alugar o prédio da antiga sede administrativa do Barro Preto e comprar o terreno anexo ao clube de lazer da Pampulha. Juntas, as operações fecharam em R$ 23 milhões.

Venda da SAF do Cruzeiro

A SAF do Cruzeiro foi vendida pela Tara Sports, do ex-jogador Ronaldo Nazário, à BPW Sports Participações Ltda, ligada a Pedro Lourenço. Os titulares são Bruno Santos de Oliveira e Pedro Junio de Oliveira – filhos de Pedrinho -, além de Waldir Rocha Pena.

Supermercados BH é o Supermercados BH. Pedro Lourenço é Pedro Lourenço. Supermercados BH não é o dono (do Cruzeiro). As pessoas ligam as coisas com o BH, mas não tem nada a ver.

Pedro Lourenço

O CEO do Cruzeiro, Gabriel Lima, afirmou que os valores da transação não seriam revelados por causa de cláusulas de confidencialidade. Contudo, a reportagem de No Ataque apurou que a operação foi fechada em R$ 500 milhões.

Lourenço já desembolsou R$ 100 milhões por 20% das ações em uma operação de debênture conversível. Os R$ 400 milhões restantes vão ser pagos a Ronaldo ao longo de 11 anos, até 2035.

O que Pedrinho disse sobre a compra do Cruzeiro?

Em entrevista coletiva nessa segunda-feira (29/4) ao lado de Ronaldo, Pedrinho disse que está comprando a SAF do Cruzeiro “por amor” ao clube.

Estamos comprando a SAF do Ronaldo pelo amor que temos pelo Cruzeiro. É pelo carinho e pelo respeito que tenho ao torcedor, que aposta muito na gente. Por ser cruzeirense, venho ajudando o Cruzeiro há muitos anos, é por isso.

Pedro Lourenço

O desafio de Lourenço será transformar a paixão pelo futebol em um negócio superavitário. Com esse objetivo, ele definiu a permanência de Gabriel Lima na administração. No futebol, Alexandre Mattos terá a missão de buscar reforços para o elenco.

Momento do Cruzeiro

O Cruzeiro vive altos e baixos em 2024. No Campeonato Mineiro, perdeu a final para o Atlético. Na Copa do Brasil, da qual é o maior campeão, com seis títulos, despediu-se precocemente na primeira fase ao levar 2 a 0 do Sousa-PB.

A Raposa também começou a Copa Sul-Americana aquém das expectativas, com três empates nas três primeiras rodadas: Universidad Católica-EQU (0 a 0), Alianza-COL (3 a 3) e Unión La Calera-CHI (0 a 0).

No Brasileirão, a equipe celeste somou sete pontos nas quatro primeiras rodadas e ocupa a sétima posição. O time enfrentou Botafogo (3 a 2), Fortaleza (1 a 1), Atlético (derrota por 3 a 0) e Vitória (triunfo por 3 a 1).

Compartilhe