O Cruzeiro acertou os últimos detalhes e encaminhou a contratação de Paulo Pelaipe para auxiliar Alexandre Mattos no departamento de futebol da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. O profissional de 73 anos está no Botafogo-SP, mas já comunicou a decisão de assumir a pasta na Raposa.
Pelaipe tem boa relação com Mattos e, inclusive, foi uma indicação do novo diretor de futebol a Pedro Lourenço, dono da SAF cruzeirense. Juntos, eles serão responsáveis por mapear o mercado e contratar novas peças na janela de transferências de julho.
Em contato com o portal No Ataque, Pelaipe afirmou que as conversas para o acerto estão fluindo: “está tudo encaminhado”.
Mais cedo, ainda sem confirmar as tratativas, o dirigente havia dito à reportagem que trabalhar no Cruzeiro seria uma grande realização profissional. “Quem não quer trabalhar em um clube grande como o Cruzeiro, não é mesmo?”, disse.
O interesse do Cruzeiro em Pelaipe foi antecipado pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmado pelo No Ataque.
Mudanças no departamento de futebol do Cruzeiro
Pelaipe chegará ao Cruzeiro para reforçar o departamento de futebol do clube, que sofreu alguns baques nos últimos dias. Ele será o gerente da pasta.
A primeira saída foi a de Pedro Martins, que aceitou a proposta do Vasco para ser o novo diretor de futebol. O profissional deixou o cargo antes mesmo da confirmação da venda da SAF por Ronaldo Nazário a Pedro Lourenço.
Já a segunda foi a do diretor-técnico Paulo Autuori. Ele anunciou sua saída em um pronunciamento na zona mista do Mineirão, no último domingo (28/4), após o triunfo celeste por 3 a 1 sobre o Vitória, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
O terceiro integrante da cúpula da SAF a sair do Cruzeiro foi Paulo André, que estava como diretor de futebol interino. O clube se despediu do diretor de estratégias – ‘braço direito’ de Ronaldo – na noite dessa segunda-feira (29/4).
Quem é Paulo Pelaipe?
Natural de Porto Alegre, Paulo Pelaipe tem 73 anos e construiu uma carreira com passagens por vários grandes clubes do Brasil.
O dirigente tem trajetória intimamente ligada ao Grêmio. Foram quatro passagens pelo clube, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil de 2001, da Série B de 2005 e vice da Copa Libertadores de 2007.
Outras passagens com taças foram pelo futebol carioca. Foi gerente de futebol do Flamengo em 2019 e integrou o grupo campeão estadual, do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.
Na passagem anterior pelo clube rubro-negro (entre 2012 e 2014), levantou os troféus da Copa do Brasil e também do Carioca.
Ao longo da carreira, Paulo Pelaipe passou ainda por Fortaleza, Corinthians, Criciúma, Vasco, Coritiba e São Caetano. Ele estava no Botafogo-SP desde 2021.