CRUZEIRO

Cruzeiro anuncia Paulo Pelaipe como novo diretor executivo de futebol

Paulo Pelaipe estava no Botafogo-SP antes de aceitar a proposta do Cruzeiro; ele será diretor executivo de futebol da Raposa
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro anunciou, nesta sexta-feira (3/5), a contratação de Paulo Pelaipe como novo diretor executivo de futebol da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. O profissional de 73 anos estava no Botafogo-SP antes de aceitar a proposta da Raposa. Ele auxiliará Alexandre Mattos na pasta.

Pelaipe tem boa relação com Mattos e, inclusive, foi uma indicação do novo diretor de futebol a Pedro Lourenço, novo dono da SAF cruzeirense. Os dois serão responsáveis por mapear o mercado e contratar reforços na janela de transferências de julho.

Pelaipe chegou ao Cruzeiro para reforçar o departamento de futebol do clube, que sofreu alguns baques nos últimos dias. Ele será o gerente da pasta.

Mudanças no departamento de futebol do Cruzeiro

A primeira saída foi a de Pedro Martins, que aceitou a proposta do Vasco para ser o novo diretor de futebol. O profissional deixou o cargo antes mesmo da confirmação da venda da SAF por Ronaldo Nazário a Pedro Lourenço.

Já a segunda foi a do diretor-técnico Paulo Autuori. Ele anunciou sua saída em um pronunciamento na zona mista do Mineirão, no último domingo (28/4), após o triunfo celeste por 3 a 1 sobre o Vitória, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O terceiro integrante da cúpula da SAF a sair do Cruzeiro foi Paulo André, que estava como diretor de futebol interino. O clube se despediu do diretor de estratégias – ‘braço direito’ de Ronaldo – na noite dessa segunda-feira (29/4).

Quem é Paulo Pelaipe?

Natural de Porto Alegre, Paulo Pelaipe tem 73 anos e construiu uma carreira com passagens por vários grandes clubes do Brasil.

O dirigente tem trajetória intimamente ligada ao Grêmio. Foram quatro passagens pelo clube, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil de 2001, da Série B de 2005 e vice da Copa Libertadores de 2007.

Outras passagens com taças foram pelo futebol carioca. Foi gerente de futebol do Flamengo em 2019 e integrou o grupo campeão estadual, do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Na passagem anterior pelo clube rubro-negro (entre 2012 e 2014), levantou os troféus da Copa do Brasil e também do Carioca.

Ao longo da carreira, Paulo Pelaipe passou ainda por Fortaleza, Corinthians, Criciúma, Vasco, Coritiba e São Caetano. Ele estava no Botafogo-SP desde 2021.

Compartilhe