Depois de 12 anos, 712 jogos e nove títulos, chegou ao fim um dos mais belos capítulos da história do Corinthians. Cássio rescindiu contrato com o clube e está livre para fechar com o Cruzeiro. A saída do goleiro de 36 anos foi anunciada nesta sexta-feira (17/5), em informativo publicado no site alvinegro.
Há dias já não existiam mais dúvidas quanto ao futuro do ídolo corintiano. Cássio selou acordo verbal com a diretoria do Cruzeiro na terça-feira. Apesar de a expectativa ser de chegada imediata, o jogador terá que aguardar até o segundo semestre para poder atuar com a camisa celeste.
A abertura da janela de transferências ocorre somente no dia 10 de julho. Até lá, Cássio só poderá realizar treinamentos na Toca da Raposa. Nos últimos dias, inclusive, o Cruzeiro acertou o retorno de Robertinho, um prestigiado preparador de goleiros que já havia trabalhado por quase uma década na equipe.
- Leia mais: Corinthians anuncia saída de Cássio
Cássio mandou um recado aos torcedores do Corinthians sobre a saída. O clube paulista informou que fez duas propostas para manter o goleiro, que recusou e optou por seguir para o Cruzeiro.
“Fala, torcedor corintiano. Estou aqui depois de 12 anos e cinco meses para me despedir de vocês e falar que meu ciclo está se encerrando. Venho aqui agradecer a vocês por tudo que vivi aqui, pelos momentos que vivi aqui com essa camisa nessa instituição que eu respeito muito. Agradecer por todos os momentos em que vocês estiveram juntos comigo, me apoiaram, me ajudaram, me criticaram, que faz parte do trabalho também”, iniciou Cássio.
“Eu saio daqui com o sentimento de só agradecer por tudo que vocês fizeram por mim. Muito feliz com tudo que vivi aqui, foram momentos maravilhosos. Gostaria de agradecer a todos os presidentes, treinadores, jogadores e, especialmente, a todos os funcionários. Foi muito gratificante ter trabalhado com pessoas maravilhosas”, prosseguiu.
“Foram anos maravilhosos de convívio com pessoas que fizeram de tudo para ajudar e eu, de contrapartida, também de ajudar. Sou muito grato. Não tenho o que falar, somente agradecer por tudo. Nem nos meus melhores sonhos eu imaginei que ia viver o que consegui viver aqui. Sou eternamente grato por todo o carinho, respeito e por tudo que vivemos aqui. Um grande abraço!”, completou.
Trajetória de Cássio no Corinthians
Cássio foi contratado pelo Corinthians em dezembro de 2011, após passagem de quatro anos pelo PSV, da Holanda. Reserva de Júlio César no início de sua trajetória, o goleiro não precisou de muito tempo para se tornar ídolo do Timão.
Em 2012, o camisa 12 foi um dos grandes destaques da conquista mais desejada da história do clube: a Copa Libertadores. No fim do ano, Cássio ainda foi coroado com o título e o troféu de melhor jogador do Mundial de Clubes.
De 2013 até 2019, vieram outras seis taças: quatro Campeonatos Paulistas (2013, 2017, 2018 e 2019), dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017) e a Recopa Sul-Americana de 2013.
Ao todo, Cássio participou de 712 jogos e defendeu 32 pênaltis pelo Corinthians. O destaque dentro de campo foi reconhecido pela Seleção Brasileira, que o convocou para a Copa do Mundo de 2018 e a Copa América de 2019.
Cássio foi eleito o melhor goleiro da Série A em várias oportunidades pelos prêmios Craque do Brasileirão (2015), Bola de Prata (2022) e Troféu Mesa Redonda (2015, 2017 e 2022). Em 2018 e 2022, ele ainda ganhou a Luva de Ouro da Copa do Brasil.