Acertado com o Cruzeiro para a temporada de 2025, Rodriguinho voltará a defender as cores do clube pelo qual começou a dar os primeiros passos no futebol. O meia-atacante, que ainda tem contrato com o América até o fim de dezembro deste ano, fez base na Toca da Raposa 1.
Rodriguinho fazia parte das categorias de base do Cruzeiro antes de completar a ‘maturação’ no América. Dos 14 aos 15 anos, ele integrou a equipe sub-15 celeste, mas deixou o clube em busca de uma nova oportunidade.
O jogador de 21 anos chegou ao Coelho em 2019 para integrar o time sub-17. Logo no primeiro ano na nova casa, Rodriguinho disputou 19 partidas e fez dois gols, conforme os números do site OGol.
Na temporada seguinte, Rodriguinho foi promovido para o sub-20 mesmo tendo ainda 17 anos. No entanto, ele disputou apenas três jogos no Campeonato Brasileiro da categoria.
A melhor participação do meia-atacante no sub-20 foi em 2021. Na oportunidade, ele entrou em campo em 28 oportunidades e marcou nove gols.
Já no ano seguinte, Rodriguinho foi o destaque do América na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com a ajuda do jogador, o alviverde foi até a semifinal da competição, mas acabou derrotado pelo Santos.
Rodriguinho no profissional do América
O bom rendimento individual de Rodriguinho na Copinha o credenciou à equipe principal. Ele integrou o time na disputa do Campeonato Mineiro, nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e nas fases preliminares da Copa Libertadores. Depois, terminou a temporada novamente no sub-20.
Em 2023, Rodriguinho foi titular do América em boa parte da temporada. Ao todo, ele atuou em 26 partidas – sendo 20 na Série A do Brasileirão e seis na Copa Sul-Americana -, marcou três gols e deu três assistências.
Neste ano, Rodriguinho se firmou de vez no time e foi utilizado após a chegada do técnico Lisca. Em 25 jogos, marcou quatro gols e deu quatro passes decisivos para os companheiros.
Cruzeiro tem acerto com o meia-atacante
O América se empenhou para renovar o vínculo com o jogador, mas não conseguiu. A diretoria chegou a fazer três propostas e apostou até mesmo na contratação do técnico William Batista para convencer Rodriguinho a ficar. Isso porque o comandante foi mentor dele nas categorias de base.
Contudo, os esforços e as diversas reuniões não foram o suficiente. No Ataque apurou que a diretoria do América foi comunicada na manhã desta segunda-feira (16/12) sobre a decisão de Rodriguinho. O staff do atleta havia ficado de dar resposta sobre a última proposta apresentada pelo alviverde até esta terça-feira (17/12).
Lincoln, ex-jogador do Atlético e empresário de Rodriguinho, se reuniu com Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro, nesta segunda para selar a conclusão do negócio. O meia-atacante firmará vínculo com a Raposa até o fim de 2027.
O Cruzeiro enxerga Rodriguinho como uma grande oportunidade de mercado, já que ele estará livre no mercado após o dia 31 de dezembro. Além disso, o jogador tem polivalências que agradam o técnico Fernando Diniz. Ele pode ser utilizado como meia ou ponta-esquerda.