O atacante Dudu, do Cruzeiro, integra a lista de importantes jogadores que se manifestaram contra a grama sintética no futebol brasileiro. Na passagem pelo Palmeiras, o atleta de 33 anos se acostumou a jogar no gramado artificial do Allianz Parque, onde sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, em agosto de 2023.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26/3), na Toca da Raposa II, Dudu considerou que a grama sintética do estádio do Palmeiras teve grande parcela na grave lesão que o afastou do futebol por um ano. Ele ainda justificou as críticas ao gramado artificial, que já havia sido elogiado pelo camisa 7 anteriormente.
“Claro que você vai machucar mais em grama natural do que em grama sintética, pois tem mais gramado natural do que sintético. Joguei bastante tempo na grama sintética. Ela é boa, é legal para o time da casa, é legal que o jogo fica mais rápido, mas tem outros aspectos. Acho que 85% da minha lesão foi por grama sintética. Acho que com grama natural eu não teria machucado”, iniciou.
“Fiquei um ano parado. Só quem machuca o joelho sabe como é o sacrifício que é para voltar a ser competitivo, voltar ao nível físico. É dolorido. Falam que você fica recebendo salário sem jogar, mas jogador de futebol gosta de futebol, gosta de estar em campo. Eu gosto de estar dentro de campo, seja no treino ou no jogo”, acrescentou.
“Quem tem grana sintética vai defender, e quem não tem grama sintética vai falar que é ruim. Não é questão de ser ruim. Joguei bastante tempo e sei que quem vai jogar contra os times de grama sintética sofre. A velocidade do jogo é outra. O passe precisa ser outro, o quique da bola é outro. Falei isso porque eu conheço. Não foi para afrontar o Palmeiras, clube que eu tenho muito respeito e sou grato”, concluiu Dudu, que conquistou 12 taças na passagem pelo clube alviverde, incluindo duas Libertadores e quatro Campeonatos Brasileiros.
Dudu no Cruzeiro
Revelado na Toca da Raposa, Dudu regressou ao Cruzeiro em janeiro deste ano. Na segunda passagem pelo clube, o atacante já disputou nove jogos e marcou um gol.
A expectativa é que Dudu seja titular do técnico Leonardo Jardim na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A Raposa enfrenta o Mirassol neste sábado (29/3), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 1ª rodada da Série A.