CRUZEIRO

Ídolo do Cruzeiro é distribuidor de chinelos e tem supermercado de Pedrinho como cliente

Após aposentadoria, Ricardinho virou representante comercial e tem parceria com Pedrinho, atual proprietário da SAF do clube

Compartilhe
google-news-logo

Maior campeão da história do Cruzeiro, com 15 títulos, o ex-jogador Ricardinho protagonizou excelentes momentos ao longo de sua trajetória pelo clube, tendo eternizado no imaginário dos torcedores uma dupla de meio-campo formada com Fabinho nos títulos da Copa do Brasil de 1996 e Libertadores de 1997.

Anos depois, o ex-atleta voltou a fazer parceria sucesso com um grande nome da história estrelada, desta vez fora das quatro linhas: o atual proprietário da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, dono dos Supermercados BH. A rede de varejo tem atualmente 369 lojas – 328 em Minas Gerais e 41 no Espírito Santo – e registrou faturamento de mais de R$ 21 bilhões em 2024.

Após parar de jogar futebol profissionalmente, em 2007, Ricardinho se tornou proprietário da R8 Distribuidora de Calçados Ltda, que trabalha com as marcas de chinelos Grendene e Ipanema. Seu principal cliente é o BH. Segundo o ex-volante, a relação comercial com Pedrinho já dura mais de 11 anos, com metade das lojas em Minas recebendo os produtos de sua empresa.

“Quando a gente para de jogar futebol, muda totalmente de vida. Realmente é difícil. Parei com 31 anos, muito novo. Numa dessas oportunidades, fui jogar futebol perto da fazenda do Pedrinho BH. Era um futebol beneficente em Abaeté. Encontrei ele e o Bruninho, um pessoal humilde demais, cruzeirenses fora de série. Nessas conversas, ele me pediu para passar no escritório dele”, contou Ricardinho, em entrevista recente ao Cruzeiro Cast.

“Encontrei o Pedro poucas vezes, trocamos umas ideias, um cara gentil demais. Ele passou metade das lojas para atendermos como distribuidores de chinelos. Conseguimos montar a empresa rapidamente para atender aos Supermercados BH. Distribuímos os chinelos Rider e Ipanema. Sou grato por ele ter acreditado na gente Todos lá dentro são uma simplicidade. Isso foi há 11 anos mais ou menos”.

Ricardinho, ídolo do Cruzeiro

Ricardinho no Cruzeiro

O “Mosquitinho Azul” é um dos jogadores históricos do clube. Chegou à Toca em 1990, após se destacar pelo time infantil do Esportivo, clube de sua cidade, em um amistoso contra a Raposa.

De 1994 a 2002, o volante ganhou Copa Libertadores (1997), Copa do Brasil (1996 e 2000), Campeonato Mineiro (1994, 1996, 1997 e 1998), Recopa Sul-Americana (1998), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), Copa Ouro (1995), Copa Master (1995), Copa Centro-Oeste (1999), Copa dos Campeões Mineiros (1999) e Supercampeonato Mineiro (2002).

Depois de mais de quatro anos no futebol japonês, onde defendeu Kashiwa Reysol e Kashima Antlers, Ricardinho retornou ao Cruzeiro em 2007. Na segunda passagem pelo clube, conviveu com um problema crônico no tornozelo e não conquistou títulos. Pela equipe mineira, o meio-campista que se destacava pelos chutes de fora da área disputou 441 jogos e marcou 46 gols.

Compartilhe
google-news-logo