Atlético ou Cruzeiro: qual torcida foi mais barulhenta? Levantamento divulgado pelo jornal O Globo considerou alguns fatores – média de intensidade sonora, pico de volume, minuto mais alto e tempo acima de 90 decibéis – em jogos do Campeonato Brasileiro para montar um ranking. Os clubes mineiros compõem o top 4 e há vantagem significativa de um para outro.
O levantamento foi feito entre outubro e dezembro, em jogos do Brasileiro que valiam algo para o time mandante e que tiveram ao menos 90% dos ingressos disponibilizados para os fãs dos donos da casa, a partir de decibelímetro posicionado por repórteres atrás dos gols – e próximo do setor mais agitado.
Cruzeiro à frente do Atlético
Em âmbito estadual, o Cruzeiro está à frente do Atlético no ranking geral: 50 pontos versus 39. A quantidade tem relação com os aspectos mencionados no primeiro parágrafo. A Raposa ocupou a segunda posição em ‘média de intensidade sonora’, a quarta em ‘pico de volume’, a sexta em ‘minuto mais alto’ e a segunda em ‘tempo acima de 90 decibéis’. Em tais aspectos, o Galo figurou em oitavo, quinto, terceiro e nono, respectivamente.
O jogo do Cruzeiro analisado foi o empate por 0 a 0 com o Fluminense, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Vitória naquela partida daria à Raposa fôlego na briga pelo título da Série A, conquistado pelo Flamengo.
A partida do Atlético foi o triunfo por 3 a 0 sobre o Bahia, pela 32ª rodada, na Arena MRV. Naquele momento, o resultado deixou o Galo aliviado na luta contra o rebaixamento. O time também se preparava para a disputa da final da Copa Sul-Americana – troféu erguido pelo Lanús, da Argentina.
Pontuação por colocação
Para elaborar o ranking geral, O Globo somou as pontuações de cada clube em cada critério. Ser líder em determinado aspecto dá ao time 15 pontos; a segunda posição rende 14; a terceira gera 13 e assim sucessivamente, até zerar (16ª posição).
O Flamengo (60 pontos) ocupou a liderança em todos os critérios e, consequentemente, teve a torcida eleita a mais barulhenta. O segundo lugar é ocupado pelo Fortaleza (52), rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Atlético fecham o top 4.
Critérios e posições
Média de intensidade sonora
Leva em conta a média da pressão sonora da torcida durante todo o jogo. Ranking: Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Corinthians, Bahia, Palmeiras, Atlético, Fluminense, Botafogo, Internacional, Vasco, Ceará, Vitória, Santos e São Paulo.
Pico de volume
Leva em conta o maior som registrado em um segundo. Ranking: Flamengo, Fortaleza, Botafogo, Cruzeiro, Atlético, Ceará, Bahia, Fluminense, Corinthians, Vitória, Palmeiras, Internacional, Vasco, Grêmio, Santos e São Paulo.
Minuto mais alto
Leva em conta a média sonora dos 60 segundos mais intensos do jogo. Ranking: Flamengo, Fortaleza, Atlético, Vitória, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians, Botafogo, Bahia, Ceará, Internacional, Fluminense, Vasco, Grêmio, Santos e São Paulo.
Tempo acima de 90 decibéis
Leva em conta a porcentagem do jogo em que o som ultrapassou 90 dB: Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Atlético, Fluminense, Internacional, Ceará, Vasco, Vitória, Santos e São Paulo.
Ranking geral
- Flamengo (60 pontos)
- Fortaleza (52)
- Cruzeiro (50)
- Atlético (39)
- Bahia (37)
- Botafogo (37)
- Palmeiras (35)
- Corinthians (35)
- Grêmio (30)
- Vitória (23)
- Fluminense (23)
- Ceará (23)
- Internacional (19)
- Vasco (13)
- Santos (4)
- São Paulo (0)