CRUZEIRO

Reencontros de Tite no Cruzeiro envolvem sete títulos e chances na Seleção

Novo técnico do Cruzeiro, Tite já trabalhou, em outros momentos da carreira, com sete atletas do time celeste

Compartilhe

Novo técnico do Cruzeiro, Tite se reencontrará com alguns jogadores na Toca da Raposa. Ao longo da extensa carreira, o comandante já trabalhou com os goleiros Cássio e Matheus Cunha (reforço para 2026), com o lateral-direito Fagner, com o zagueiro Fabrício Bruno, com os volantes Matheus Henrique e Walace e com o atacante Gabi. São sete títulos envolvidos e chances na Seleção Brasileira.

Cássio e Fagner no Corinthians

Entre os atletas citados, Cássio é o que mais compartilha conquistas com Tite. Na época em que defenderam o Corinthians, ganharam juntos, a Copa Libertadores de 2012, o Mundial de Clubes de 2012, a Recopa Sul-Americana de 2013, o Campeonato Paulista de 2013 e o Campeonato Brasileiro de 2015. A dupla participou da conquista da Copa América de 2019, com a Seleção Brasileira – o goleiro também foi à Copa do Mundo de 2018.

O Corinthians também proporcionou o encontro entre Tite e Fagner. O lateral-direito integrou os elencos campeões do Brasileiro e da Copa América. Pela equipe nacional, disputou o Mundial de 2018.

Fabrício, Matheus e Gabi no Flamengo

No comando do Flamengo, entre 2023 e 2024, o comandante trabalhou com Matheus Cunha, Fabrício Bruno e Gabi. Junto, o quarteto conquistou o Campeonato Carioca da temporada passada. Pouco depois da saída de Tite, o Rubro-Negro ergueu a taça da Copa do Brasil.

O relacionamento com Gabi não deixa saudades ao treinador, já que ambos se desentenderam em algumas ocasiões. Primeiro, o atacante não gostou de não ter sido convocado para a Copa do Mundo de 2022 – era frequentemente convocado. No Flamengo, perdeu espaço como titular sob a liderança de Tite e chegou a dizer que não era respeitado como jogador.

Walace e Matheus Henrique na Seleção

Será a primeira vez que Walace e Matheus Henrique terão Tite como comandante em um clube. O treinador já deu aos dois volantes chance na Seleção Brasileira. Em 2017, o camisa 5 atuou em um amistoso (vitória sobre a Colômbia); em 2018, participou de três (triunfos sobre Arábia Saudita, Uruguai e Camarões). Já o dono da 8 esteve no empate por 1 a 1 com o Senegal, em 2019.

Quando o Tite inicia os trabalhos no Cruzeiro?

Tite comanda o primeiro treino no Cruzeiro em 2 de janeiro de 2026, data da reapresentação. O treinador levou a Belo Horizonte os auxiliares Matheus Bachi e Vinícius Bergantin e o preparador físico Fábio Mahseredjian. Antes de ir a campo, o comandante ajudará a diretoria no planejamento para a próxima temporada.

O clube o aguarda, por exemplo, para definir o futuro do lateral-direito Fagner, que tem contrato com a Rasa até o fim deste ano. Sete jogadores que retornam de empréstimo também terão as situações definidas nos próximos dias. As contratações, evidentemente, passarão pelo crivo do comandante, assim como as possíveis e futuras vendas.

Quando o Cruzeiro estreia em 2026?

O Cruzeiro volta a campo de forma oficial em 10 de janeiro, quando recebe o Pouso Alegre no Independência, em Belo Horizonte, a partir das 16h30, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Em 2026, o clube celeste também disputará a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Libertadores. Dos quatro torneios, Tite só não venceu o Estadual – treinou apenas um time mineiro na carreira: o Atlético, em 2005.

Compartilhe
Sair da versão mobile