COPINHA

Bom presságio? Cruzeiro já foi campeão da Copinha contra o São Paulo

O Cruzeiro enfrenta o São Paulo na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste domingo (25/1) e busca repetir feito de 2007

Compartilhe

Cruzeiro e São Paulo estão na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das competições de base mais importantes do futebol mundial. A equipe paulista é a atual campeã e vai em busca do sexto título. Por sua vez, o Cruzeiro jogará pelo bicampeonato, uma vez que venceu uma única edição do torneio, em 2007, justamente sobre o Soberano.

A final de 2007 foi realizada em 25 de janeiro, no Pacaembu, mesmo local e data da decisão deste ano, que está marcada para às 11h do próximo domingo. Cruzeiro e São Paulo decidiram a partida nos pênaltis, após empatarem no tempo normal por 1 a 1. A equipe celeste venceu por 6 a 5.  

Naquela época, o time mineiro era treinado pelo técnico Enderson Moreira, que após título com os meninos da Raposa teve passagens por vários times brasileiros, como América, Fluminense, Internacional, Santos, Botafogo, Bahia, Ceará, entre outros.  Hoje, o mineiro atua no Grêmio Novorizontino desde 2025.

Por sua vez, o São Paulo era comandado pelo técnico veterano Marcos Vizolli. O ex-jogador do Soberano atua nas categorias de base do time paulista desde de 1997. Hoje, trabalha com a equipe sub-17 do clube. 

Cruzeiro e São José, valido pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2007(foto: Claudio Capucho/Vale Paraibano – 20/1/2007)

Como foi o jogo entre Cruzeiro e São Paulo?

O Cruzeiro abriu o placar da final aos 33 minutos do primeiro tempo, com o lateral-esquerdo Anderson acertando um chute de fora da área, após jogada com Carlos Magno.

Na etapa final, o São Paulo reagiu aos três minutos quando Eric recebeu um lançamento e passou para Thiago, que empatou a partida – foi o sétimo gol do jogador na competição. 

O goleiro Rafael, do Cruzeiro, que hoje joga pelo São Paulo, foi obrigado a fazer defesas importantes ao longo da partida. 

Na disputa dos pênaltis, Serginho, Léo Gonçalves, Aislan, Jorge Miguel e Eric converteram para a equipe paulista, enquanto Bruno César desperdiçou a cobrança.

Pela Raposa, Guilherme, Jonathas, Simões, Luís Fernando, Wellington e Paulinho marcaram, garantindo o título para o clube mineiro. O goleiro Rafael foi um dos destaques do título inédito do Cruzeiro ao defender a cobrança decisiva.

Campanha do Cruzeiro e do São Paulo na Copinha 2007

Em 2007, o Cruzeiro estava no Grupo I, em Amparo, e o São Paulo no O, em São Carlos. Ambos se classificaram em primeiro lugar – a equipe mineira venceu dois jogos e empatou um, marcando nove gols e sofrendo três na primeira fase, enquanto o time paulista venceu os três jogos, com 11 tentos marcados e dois sofridos.

Na segunda fase, a Raposa venceu o Corinthians por 3 a 2, e o São Paulo o Rio Branco-SP por 2 a 0. Na terceira, a equipe azul bateu o Vitória por 2 a 1, enquanto o time paulista eliminou o São Bento por 4 a 1. 

Nas quartas de final, o time mineiro goleou o São José por 6 a 2 e seguiu para a semifinal, onde venceu o São Bernardo em mais um jogo repleto de gols, por 5 a 4, se classificando para a final. 

Por sua vez, nas quartas o São Paulo bateu o Fluminense por 2 a 1 e nas semis o Atlético-PR, por 4 a 1. 

Números do Cruzeiro na Copinha 2007

O Cruzeiro venceu a edição da Copinha de 2007 ao levar a melhor em sete dos oito jogos disputados – um empate na primeira fase. A Raposa marcou 26 gols e sofreu 11 ao longo da competição.

Escalação de Cruzeiro e São Paulo na final da Copinha de 2007

  • Cruzeiro: Rafael; Aldo (Marcos), Maicon, Wellington e Anderson; Paulinho Dias, Carlos Magno, Carlos (Luís Fernando) e Vinícius (Simões); Guilherme e Jonathas. Técnico: Enderson Moreira
  • São Paulo: Jorge Miguel; Jackson, Aislan, Breno e Alex Cazumba; Luan, Serginho, Flávio (Léo Gonçalves) e Allan (Bruno Formigoni); Eric e Thiago (Bruno César). Técnico: Marcos Vizolli
Compartilhe
Sair da versão mobile