FUTEBOL NACIONAL

Vitor Belfort já jogou futebol e fez dupla com ex-zagueiro da Seleção Brasileira

Torcedor do Flamengo, Vitor Belfort atuou na base do time de Zico e formou dupla de zaga com ex-jogador da Seleção Brasileira
Foto do autor
Compartilhe

Uma das figuras mais célebres da história do MMA, Vitor Belfort, de 46 anos, voltou a ter seu nome badalado entre os fãs dos esportes de combate desde que desafiou o tetracampeão mundial Acelino Popó Freitas para uma luta de boxe.

Mesmo aposentado do UFC desde 2018, o lutador carioca ainda leva uma vida agitada com a prática diária de atividades físicas nos Estados Unidos, onde mora com a família. A rotina de treinos e o dia a dia com a esposa Joana Prado e o filhos são constantemente compartilhados por ele nas redes sociais. Uma curiosidade sobre Belfort, no entanto, que poucas pessoas sabem é que ele já tentou a carreira de jogador de futebol na adolescência e fez dupla, inclusive, com um ex-zagueiro da Seleção Brasileira.

Ante de conquistar o cinturão do UFC em um GP dos pesos-pesados, em 1997, quando tinha apenas 19 anos, Vitor Belfort jogou como zagueiro no CFZ, clube de Zico. No time, ele fazia dupla com Juan, ex-jogador da Seleção Brasileira, Flamengo, Bayer Leverkusen, Roma e Internacional.

Em entrevista ao ge.globo, em 2012, Vitor Belfort relembrou a parceria no futebol. “Éramos eficientes e executávamos bem o trabalho de uma dupla de zaga. Quase sempre terminávamos como a zaga menos vazada das competições”, disse o lutador.

“Acho que fazia minha parte bem feita, mas não era tão habilidoso como o Juan, também por isso virei lutador (risos). Entre nós dois, o Juan sempre se destacou. Eu me identificava mais com as artes marciais, por ser um esporte individual, que dependia única e exclusivamente de mim”, contou.

Belfort no Flamengo?

Em 1999, Vitor Belfort foi protagonista de uma história inusitada envolvendo o Flamengo e Romário – herói do tetra da Seleção Brasileira.

Naquele ano, Romário, que era fã do chamado vale-tudo – esporte que antecedeu o MMA -, convidou Vitor Belfort para representar o Flamengo nas lutas. O jornalista Marcelo Alonso, do Portal do Vale Tudo, contou essa história em um vídeo publicado no YouTube.

Após assinar um contrato com o Flamengo, Belfort teve direito, inclusive, a uma apresentação à torcida com o Maracanã lotado em uma partida contra o Grêmio. “Circo montado, tudo pronto, Vitor ansioso, mas o pessoal do marketing do Flamengo teve uma ideia de jerico”, iniciou Marcelo Alonso.

“Enquanto o placar eletrônico anunciava a contratação de Belfort, colocaram o lutador Leandro Furtado com a camisa do Vasco invadindo o gramado e provocando a torcida. A ideia inicial era o Belfort derrubar e imobilizar o vascaíno fake. O detalhe é que esqueceram de avisar a segurança. E quando Leandro entrou no gramado, policiais militares baixaram o cacete. Uma tremenda confusão”, detalhou o jornalista do PVT.

Com a exposição negativa do caso, Belfort teve o contrato rescindido pelo Flamengo, antes mesmo de disputar qualquer luta representando o clube.

Compartilhe