CAMPEONATO BRASILEIRO

Adversário do Atlético, Grêmio viveu ‘febre de pênaltis’ e perdeu hegemonia em 2025

Grêmio venceu três disputas de pênaltis neste começo de temporada, mas oscilou nas últimas semanas e perdeu hegemonia estadual

O Atlético “aquece as turbinas” para a estreia na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. O primeiro adversário do Galo nesta jornada é o Grêmio, que viveu “febre de pênaltis” e perdeu hegemonia estadual neste início de temporada.

Assim como o Atlético, o Grêmio promoveu significativa reformulação no elenco para 2025. Além do técnico argentino Gustavo Quinteros, assinaram com o clube gaúcho Wagner Leonardo, Luan Cândido, João Lucas, Cuéllar, Tiago Volpi, Amuzu, Camilo Reijers, Lucas Esteves e Cristian Oliveira.

A campanha na primeira fase do Campeonato Gaúcho foi positiva. Com direito a goleadas sobre Caxias, São Luiz e Pelotas, o Imortal foi o líder do Grupo A do Estadual, com 17 pontos – campanha inferior somente às de Internacional e Juventude.

A oscilação do Grêmio nas últimas semanas

A partir do dia 19 de fevereiro, no entanto, os ventos começaram a mudar para o Grêmio. Em jogo “sofrido” pela primeira fase da Copa do Brasil, o time tricolor contou com gol nos acréscimos para empatar com o modesto São Raimundo (1 a 1) no Estádio Flamarion Vasconcelos, em Boa Vista. Nos pênaltis, venceu por 4 a 1 e avançou no torneio mata-mata.

Os compromissos subsequentes também tiveram emoção. Depois de bater o Juventude (2 a 1) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Grêmio perdeu para a equipe alviverde pelo mesmo placar no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul – mais uma vez, com direito a gol “salvador” nos acréscimos. Nos pênaltis, vitória por 3 a 2 e classificação garantida à final do Campeonato Gaúcho.

No primeiro clássico pela decisão do Estadual, o Imortal foi derrotado pelo arquirrival Internacional em plena Arena do Grêmio (2 a 0). Entre as finais, mais um “sofrimento”: desta vez, na segunda fase da Copa do Brasil. Depois de empatar com o Athletic (3 a 3) em jogo eletrizante na Arena Sicredi, em São João del-Rei, o Grêmio novamente se viu afortunado nos pênaltis ao vencer por 8 a 7.

Fim da hegemonia do Grêmio no Rio Grande do Sul

O clássico decisivo entre Internacional e Grêmio no Campeonato Gaúcho, disputado no último dia 16, marcou o fim da hegemonia tricolor no Rio Grande do Sul. Enner Valencia abriu a contagem para o Colorado, enquanto Wagner Leonardo igualou o placar no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, dando números finais ao confronto (1 a 1).

O resultado agregado confirmou o título do Estadual para o Internacional. Campeão em todas as edições desde 2018, o Grêmio viu o arquirrival colocar fim ao sonho do octa.

Jogadores do Internacional comemorando gol contra o Grêmio - (foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Internacional conquistou o Campeonato Gaúcho sobre o Grêmio(foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Vitória em jogo-treino

Nessa quarta-feira (26/3), de toda forma, o Grêmio deu indício de recuperação ao vencer jogo-treino contra o Azuriz-PR, por 3 a 0. Os gols tricolores foram marcados por João Pedro, Jardiel e Arezo. Na atividade preparatória para a estreia no Campeonato Brasileiro, o técnico Gustavo Quinteros testou diferentes nomes em três tempos de 30 minutos cada.

Os números do Grêmio em jogos oficiais em 2025

  • Jogos: 14
  • Vitórias: 6
  • Empates: 5
  • Derrotas: 3
  • Aproveitamento: 50%
  • Gols marcados: 27
  • Gols sofridos: 13

Grêmio x Atlético no Campeonato Brasileiro

Grêmio e Atlético medirão forças pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro neste sábado (29/3), a partir das 18h30, na Arena do Grêmio. Na próxima semana, ambos os times darão início à disputa da Copa Sul-Americana.

Compartilhe