A lista de clubes impedidos de contratar pela Fifa conta com 11 brasileiros. Desses, apenas um é de Minas Gerais: o Ipatinga, da cidade homônima no Vale do Aço.
O Tigre sofreu transfer ban – punição da entidade máxima do futebol que proíbe novas aquisições ao elenco – em 8 de agosto.
O motivo? Uma dívida de cerca de 180 mil euros (aproximadamente R$ 1,169 milhão na cotação atual) pela contratação de um atleta junto a um clube europeu em 2006.
À época, a gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Ipatinga informou que acionaria a Fifa para tentar um efeito suspensivo e reverter a decisão. Contudo, mais de quatro meses depois, a punição segue em vigor.
O Ipatinga está no Módulo II do Campeonato Mineiro.
Era de ouro do Ipatinga
A dívida remonta ao passado de maior sucesso do Ipatinga. Fundado em 1998, o clube ascendeu rapidamente e foi campeão do Campeonato Mineiro de 2005 ao superar os grandes Atlético, América e Cruzeiro.
No ano seguinte, voltou a ser finalista do Estadual, mas perdeu o título para a Raposa. Ainda em 2006, chamou a atenção nacional ao ser semifinalista da Copa do Brasil – numa campanha em que eliminou os gigantes Santos e Botafogo.
A temporada acabou com o terceiro lugar na Série C, que levou o Ipatinga à Segunda Divisão. Em 2007, o time do Vale do Aço foi vice-campeão da Série B e buscou a inédita classificação à elite do futebol nacional.
No debute na Primeira Divisão, não resistiu e caiu com uma rodada de antecedência para encerrar um 2008 que teve, ainda, o rebaixamento ao Módulo II do Mineiro. A partir daí, o time não conseguiu retomar os grandes momentos.
Clubes brasileiros sob transfer ban da Fifa
- Gazin Porto Velho (masculino)
- Brasiliense (masculino)
- Grêmio (masculino)
- Amazonas (masculino)
- Avaí (feminino)
- Ponte Preta (masculino)
- Miramar-PB (masculino)
- Corinthians (masculino)
- Ipatinga (masculino)
- Real Brasília (feminino)
- Colorado Atlético Clube (masculino)