FUTEBOL INTERNACIONAL

Projeto ameaça demolir mural de Maradona e revolta moradores

Em 2017, Jorit pintou rosto de Maradona em mural de prédio em Nápoles, na Itália, para comemorar 30 anos do título Campeonato Italiano de Futebol do Napoli
Foto do autor
Compartilhe

Projeto de requalificação habitacional em Nápoles, na Itália, desagradou os moradores. O motivo é simples. Um dos prédios a ser demolido estampa o rosto de Diego Maradona, antigo craque argentino que integra estante dos maiores futebolistas da história. Os habitantes, então, exigem a manutenção do mural.

O Plano Nacional de Retomada e Resiliência financia a proposta, orçada em 106 milhões de euros. A ideia é demolir, no próximo mês, dois prédios residenciais localizados na Via Taverna del Ferro, em San Giovanni a Teduccio. Posteriormente, os responsáveis construirão novas casas.

A pintura de Maradona dá cor a lateral de um dos edifícios. O artista Jorit a produziu em 2017 para comemorar os 30 anos do título do Campeonato Italiano de Futebol. Em 1987, o Napoli, liderado por Maradona, levantou o troféu do torneio nacional.

A intenção do projeto é realocar cerca de 360 famílias que lá habitam desde terremoto em 1980. Apesar disso, os moradores exigem que preservem a pintura. Turistas visitam o mural, que trata Maradona como “Deus humano”.

Compartilhe