Projeto de requalificação habitacional em Nápoles, na Itália, desagradou os moradores. O motivo é simples. Um dos prédios a ser demolido estampa o rosto de Diego Maradona, antigo craque argentino que integra estante dos maiores futebolistas da história. Os habitantes, então, exigem a manutenção do mural.
O Plano Nacional de Retomada e Resiliência financia a proposta, orçada em 106 milhões de euros. A ideia é demolir, no próximo mês, dois prédios residenciais localizados na Via Taverna del Ferro, em San Giovanni a Teduccio. Posteriormente, os responsáveis construirão novas casas.
A pintura de Maradona dá cor a lateral de um dos edifícios. O artista Jorit a produziu em 2017 para comemorar os 30 anos do título do Campeonato Italiano de Futebol. Em 1987, o Napoli, liderado por Maradona, levantou o troféu do torneio nacional.
A intenção do projeto é realocar cerca de 360 famílias que lá habitam desde terremoto em 1980. Apesar disso, os moradores exigem que preservem a pintura. Turistas visitam o mural, que trata Maradona como “Deus humano”.