FUTEBOL INTERNACIONAL

Torcedores protestam por contratação milionária de jogador acusado de violência sexual

Atacante que foi acusado de agressão e violência sexual pela namorada deve ser contratado por gigante francês por mais de R$ 176 milhões
Foto do autor
Compartilhe

O Olympique de Marseille, da França, está em vias de fechar a contratação do atacante inglês Mason Greenwood, que pertence ao Manchester United, da Inglaterra, e atuou pelo Getafe, da Espanha, na temporada 2023/2024. O negócio gira em torno de 30 milhões de euros (cerca de R$ 176,475 milhões, na cotação atual), de acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano e as partes se aproximam de acordo. Contudo, boa parte da torcida marselhense não está nada feliz com o potencial reforço.

Isso porque, em janeiro de 2022, Greenwood foi acusado de agressão e violência sexual pela namorada, a modelo Harriet Robson, que chegou a postar nas redes sociais vídeo com a boca ensanguentada e marcas roxas pelo corpo. Ela também publicou áudio que mostraria o atacante inglês tentando forçá-la a ter relações sexuais com ele.

Preso duas vezes após a acusação – mas solto após pagar fiança – , Greenwood seria julgado no final de 2023, mas o caso foi arquivado em fevereiro do ano passado após o lado da acusação retirar todas as queixas contra o jogador do Manchester United.

Campanha contra Greenwood no Olympique

Devido às fortes acusações feitas por Harriet a Greenwood em 2022, grande parte da torcida do Olympique de Marseille tem organizado campanha nas redes sociais contra a contratação do jogador.

O movimento “GreenwoodNotWelcome” (Greenwood não é bem-vindo) já foi aderido por diversos perfis de torcedores do clube. O OM Forum, blog de adeptos do Olympique, redigiu manifesto criticando fortemente a possível transação. Veja alguns trechos do texto, traduzidos do francês.

  • “Perante o iminente anúncio da chegada de Mason Greenwood, torna-se necessário explicar, antes que os danos sejam irreversíveis, porque essa transferência parece inconcebível face aos valores do clube e porque isso significaria, para muitos de nós, uma ‘linha vermelha’ que prejudicaria irreparavelmente a paixão que temos por este clube”
  • “Sem questionar a presunção de inocência de Mason Greenwood, vamos simplesmente lembrar que evidências extremamente tangíveis e ainda acessíveis ao público apontam para ele como o possível (ousamos dizer provável) autor de violência e inclusive estupro contra sua namorada, e que ele nunca explicou isso. A única defesa dele desde então tem sido um silêncio prolongado, pontuado por uma única declaração conjunta com o Manchester United, cujo conteúdo é muito morno, e que apenas menciona ‘assumir sua parcela de responsabilidade pelas situações que levaram à publicação (de sua namorada) nas redes sociais’, enquanto nega ter cometido a violência em questão.”
  • “É completamente irrealista para qualquer clube contratar Mason Greenwood sem assumir um compromisso importante com a luta contra o sexismo.”

Carreira de Greenwood

O atacante inglês de 21 anos surgiu como grande promessa nos ‘Red Devils’ – estreou pelo profissional do clube com apenas 17 anos.

Antes de ser afastado em janeiro de 2022 devido às fortes acusações de Harriet Robson, Greenwood estava em ascensão na carreira. Ganhava cada vez mais espaço no time titular do Manchester United, colecionando grandes atuações em partidas importantes. Pelo time profissional clube inglês, ele fez 35 gols em 129 jogos.

O atacante ficou 18 meses suspenso de treinos e jogos do United, e, após a retirada das acusações, o clube estabeleceu investigação interna para definir se o inglês seria reintegrado à equipe. Em agosto de 2023, vários jornais ingleses revelaram que o time pretendia reintegrar Greenwood. Contudo, muitos torcedores demonstraram forte rejeição à possibilidade nas redes sociais.

Após o fim da investigação interna, o Manchester United chegou à conclusão de que o jogador é inocente, mas afirmou em nota que tanto o clube quando Greenwood reconhecem que o atleta cometeu erros e que seria difícil para ele recomeçar a carreira no gigante inglês.

Assim, o atacante foi emprestado para o Getafe, da Espanha, onde se destacou na temporada 2023/2024: marcou 10 gols e distribuiu seis assistências em 36 partidas disputadas.

Compartilhe