FUTEBOL NACIONAL

Por que Paulinho, ex-Atlético, tem jogado tão pouco no Palmeiras?

Atacante é a quarta contratação mais cara da história do futebol brasileiro e ainda não conseguiu engrenar como titular no novo clube

Compartilhe

Ele chegou com status de uma das maiores contratações do futebol brasileiro dos últimos tempos, mas ainda não engrenou. Afinal, por que Paulinho, ex-Atlético, tem jogado tão pouco no Palmeiras?

O jogador de 24 anos foi comprado pelo clube alviverde após temporadas de destaque com a camisa alvinegra. No Galo, foram 120 jogos, 50 gols e 12 assistências – média aproximada de uma participação direta a cada duas partidas.

Para contratá-lo em dezembro de 2024, o Palmeiras topou desembolsar 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 milhões na cotação atual). Além disso, cedeu ao Atlético os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick.

Paulinho é a quarta maior contratação da história do futebol brasileiro, atrás apenas de Vitor Roque (Palmeiras, por 25 milhões de euros), Carlos Alcaraz (Flamengo, por 20 milhões de euros) e Thiago Almada (Botafogo, por 19,5 milhões de euros).

Paulinho chegou lesionado ao Palmeiras

Os bons números de Paulinho em 2024 foram apesar de uma lesão que o atormentou por meses. Ao fim da temporada passada, o jogador foi submetido a uma cirurgia para tratar uma fratura por estresse na tíbia da perna direita.

Assim, ele chegou ao novo clube em recuperação da lesão. Internamente, o Palmeiras tem tratado o caso com muito cuidado. O departamento médico alviverde quer evoluir paulatinamente a fim de que o atacante esteja em plenas condições na Copa do Mundo de Clubes.

Paulinho estreou pelo Palmeiras em 12 de abril, na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele saiu do banco e ficou em campo por cerca de 20 minutos.

De lá para cá, o ex-jogador do Galo acumula sete partidas – apenas uma como titular -, nenhum gol marcado e uma assistência, para o centroavante Vitor Roque, no triunfo por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño fora de casa na Copa Libertadores.

O único jogo como titular até aqui foi na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 11 de maio, na Arena Barueri, pela oitava rodada do Brasileirão. Depois disso, Paulinho foi preservado e ficou de fora até da lista de relacionados contra Bolívar e Red Bull Bragantino.

“Estamos trabalhando para ele estar no melhor no Mundial. Ele teve uma lesão grave, estamos desde o começo do ano a fazer essa gestão. Melhorar a parte física. Contra o São Paulo, ele jogou mais na temporada e temos um cronograma e sabíamos que levaria um tempo por conta desse rotina”, declarou o auxiliar João Martins.

Segundo o clube, não há nova lesão. Ele foi preservado dos últimos jogos como parte do cumprimento da programação normal após a cirurgia.

Paulinho no gramado da Academia de Futebol, CT do Palmeiras(foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Volta de Paulinho

Após dois jogos de fora, a expectativa é que Paulinho retorne nesta quinta-feira (22/5). O Palmeiras recebe o Ceará a partir das 19h30, no Allianz Parque, em São Paulo, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, o alviverde venceu por 1 a 0.

“Não extrapolamos em nada. Está tudo dentro do que esperávamos, e Deus queira que quinta-feira ele esteja entre nós para ajudar”, completou João Martins.

Paulinho no Mundial

O plano do Palmeiras é que Paulinho esteja 100% à disposição do técnico Abel Ferreira na disputa da Copa do Mundo de Clubes. O time paulista está no Grupo A ao lado de Porto (Portugal), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (EUA). A competição vai de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

Jogos do Palmeiras no Mundial

  • Palmeiras x Porto – 15/6, às 19h (de Brasília)
  • Palmeiras x Al Ahly – 19/6, às 13h (de Brasília)
  • Inter Miami x Palmeiras – 23/6, às 22h (de Brasília)
Compartilhe
Sair da versão mobile